Hoje eles são 50+: relembre atletas olímpicos que encantaram gerações no Brasil
Pioneiros, estes atletas são reverenciados até hoje por suas atuações
Eles nos fizeram vibrar, sonhar e acreditar. Esses atletas brasileiros, mesmo com o passar dos anos, continuam a inspirar gerações. Nomes que marcaram o esporte nacional e internacional, conquistando medalhas e deixando um legado de superação e determinação nas Olimpíadas e em outras outras competições.
O Terra NÓS relembra a trajetória de ex-atletas olímpicos que encantaram o Brasil. Confira abaixo:
Jackie Silva
Jaqueline, hoje com 62 anos, é ex-jogadora de vôlei de praia e conquistou a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Nos EUA, em 1988, ela ganhou 12 dos 16 torneios que participou e ficou conhecida como a Rainha da Praia. Em 1995, a atleta foi considerada a melhor jogadora do mundo.
Hortência Marcari
Hortência foi - e continua sendo - uma das maiores lendas do basquete feminino brasileiro e mundial. Hoje com 64 anos, foi a maior pontuadora da história da seleção brasileira. Encerrou a carreira como jogadora após conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Ana Moser
Foi uma das principais atletas da seleção brasileira de vôlei feminino durante as décadas de 1980 e 1990. Participou de diversas competições internacionais, incluindo três edições das Olimpíadas (1988, 1992 e 1996). Sua carreira foi marcada pela conquista da medalha de bronze em Atlanta, um feito histórico da modalidade. Ana tem 55 anos.
Márcia Fu
Também ícone do vôlei feminino, Márcia Regina Cunha, 55 anos, foi atacante de meio e ponta. Começou sua carreira nas quadras ainda jovem e rapidamente se destacou por seu talento. Conquistou diversas medalhas e títulos importantes, incluindo a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta em 1996.
Robert Scheidt
Robert Scheidt, 51 anos, é um dos maiores atletas olímpicos que o Brasil já viu. Velejador renomado internacionalmente, ele deixou um legado marcante no esporte e inspirou gerações de atletas. Scheidt é o único brasileiro a conquistar medalhas em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, um feito inédito. Ele conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Torben Grael
Com 64 anos, Grael vem de uma família com tradição na vela. Seu avô, Preben Grael, foi um pioneiro do esporte no Brasil, e seus irmãos, Lars e Axel, também são velejadores de destaque. Participou de seis edições dos Jogos Olímpicos, conquistando um total de cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Gustavo Borges
É um nome que ecoa na história da natação brasileira. Hoje com 51 anos, é considerado um dos maiores nadadores do Brasil. Ele participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos, conquistando um total de quatro medalhas: duas de prata nos 100m livre (Barcelona 1992 e Atlanta 1996), bronze nos 100m livre (Atlanta 1996) e no revezamento 4x100m (Sidney 2000).