Importunação sexual no ônibus: vítima finge estar dormindo, grava o ato e suspeito é preso
Mulher gravou o homem se masturbando ao seu lado em ônibus no Rio; motorista acionou polícia e imagens serviram de prova
O suspeito de importunar sexualmente uma mulher de 24 anos no ônibus na Zona Oeste do Rio de Janeiro foi preso em flagrante na segunda-feira, 25, após a vítima gravar as imagens do homem se masturbando ao seu lado e enviar à polícia. Para filmar sem chamar atenção do suspeito, a mulher fingiu que estava dormindo. O ato criminoso aconteceu no ônibus da linha 2334 (Campo Grande x Menezes Cortes).
A vítima estava indo trabalhar quando um homem, identificado como Jerson Luiz da Silva Sodré de 51 anos, se sentou ao seu lado e praticou o ato. A vítima conta que achou estranho quando Jerson Luiz se sentou ao seu lado, já que tinha diversos lugares vagos no ônibus.
"Pra mim foi muito difícil a situação. Me senti com muito medo. Eu tremia muito, só que eu não deixei transparecer isso pra ele. Eu sabia se eu não gravasse seria a minha palavra contra ele. Fingi que estava dormindo", contou a vítima à Globo.
Próximo à estação Nova Barra do BRT, a vítima comunicou o motorista do ônibus sobre a importunação, e ele acionou a polícia militar. Segundo relato da vítima, o homem tentou fugir, porém foi impedido por outros passageiros. Jerson Luiz da Silva foi levado à 42ª DP (Recreio) e, posteriormente, encaminhado à 16ª DP na Barra da Tijuca.
O que é importunação sexual?
De acordo com o Código Penal, a importunação se categoriza por “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.
A importunação sexual é considerada crime no Código Penal Brasileiro desde 2018, devido a lei nº 13.718/2018.