Indígena de 17 anos é morto a tiros em área de proteção na Bahia
Crime ocorreu em área da reserva indígena Caramuru Paraguaçu neste domingo, 16
Um indígena de 17 anos foi morto por disparos de arma de fogo em uma área de proteção da cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia. A informação foi confirmada ao Terra nesta segunda-feira, 17, pela Polícia Civil do Estado.
O crime ocorreu na reserva indígena Caramuru Paraguaçu neste domingo, 16. A Polícia Civil informou que a autoria e motivação ainda estão sendo apuradas. A vítima foi identificada como Daniel de Sousa Santos.
Ainda conforme informado pela polícia, guias de perícia e remoção foram expedidas e o caso segue sob a investigação da Delegacia Territorial de Pau Brasil.
A Terra Indígena Caramuru Paraguaçu é de usufruto do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe e está localizada nos municípios de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia, no Sul do estado.
Sul da Bahia e ataques a indígenas
Em setembro de 2022, o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) emitiu um comunicado sobre ataques na região e informou que o extremo sul da Bahia é conhecido por ser a segunda região onde há mais ataques contra os povos indígenas no Brasil.
Naquele mês, pistoleiros fortemente armados atacaram a terra indígena Comexatiba, localizada no município de Prado, e um adolescente indígena de 14 anos foi assassinado. Foram encontrados no local do ataque granada de gás lacrimogêneo, cartuchos deflagrados de calibre 12 e fuzis.