Influenciadora recebe ataques à sua aparência após vídeo sobre show de Taylor Swift: "Parece suja"
Júlia Alvarenga, de 19 anos, viralizou com um vídeo em que mostra a sua indignação com o adiamento do show do Rio, no último sábado, 18
A influenciadora digital Júlia Alvarenga, de 19 anos, publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre os comentários preconceituosos que está recebendo sobre a sua aparência. Os ataques começaram após ela publicar um vídeo mostrando a sua indignação com o adiamento do show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, no último sábado, 18.
No vídeo, Júlia está com uma fralda geriátrica que não fechava, para conseguir ver a cantora. Em seguida, ela mostrou a reação dos fãs com o adiamento do show, que aconteceu nesta segunda-feira, 20. "E quem não pode vir? São seis da tarde, está todo mundo aqui já. Eu vou escutar uma Kanye West, uma Azealia Banks".
@julia_alvarengaa Localização: Fundo do poço
♬ som original - julia
Após o vídeo ganhar repercussão nas redes sociais, os ataques começaram. "Hoje eu desinstalei o Twitter. Postei um vídeo em que eu estou no show da Taylor que foi cancelado, muito bolada, e eu estou pingando de suor, eu estava um caco. Estresse físico e emocional, e abriu um covil", iniciou ela.
"Fãs da Taylor que ficaram putos por eu falar no final que estava escutando Kanye West e começaram a me atacar. Sou fã da Taylor, óbvio que o vídeo não tinha intenção de atacar ela", ressaltou a influenciadora, que assistiu o show da cantora no dia 20.
Júlia contou que pessoas usaram a imagem dela mostrando a fralda para fazerem comentários preconceituosos sobre ela. "Começaram a falar do meu corpo, num post que está com mais de 10 mil curtidas, falando ‘nossa, só eu acho que ela parece suja?’. Um frame meu onde eu estou mostrando que eu estou com a fralda", contou.
Segundo a influenciadora, ela estava usando a fralda geriátrica por causa de uma infecção urinária. "Infecção é um perigo danado, fiquei internada por causa disso. Não é que a minha fralda estava suja, cagada não, eu tinha acabado de chegar no show, eu não sinto vontade de fazer xixi o tempo inteiro, só que eu não posso segurar. Eu nem fiz xixi na fralda se é isso que vocês precisam saber. Se eu fosse fazer seria um xixizinho e pronto", afirmou.
"E não estão me chamando de suja por causa disso, porque eu estava com uma fralda. A gente sabe porque estão me chamando de suja", destacou ela.
De acordo com Júlia, os ataques não iriam existir se ela tivesse "um corpo escultural" e fosse "bonita de rosto, bonita de corpo". "As pessoas me impõem que eu tenho que sentir vergonha de eu ter nascido do jeito que eu nasci. Tenho que sentir vergonha por ter engordado, porque quem dera se fosse só a fralda. Por mais que eu não veja um problema em mim, todo mundo aponta e vê", disse.
"Gente me chamando de baranga, a quantidade de gente me esculachando por quem eu sou, pela minha carne, pela minha pele. Cansada, porque eu não sinto vergonha e por que as pessoas querem que eu tenha vergonha?", finalizou Júlia.
Criadores de conteúdo e internautas prestaram apoio à influenciadora. "Independente de gostarem ou não do conteúdo dela ou dela em si, nenhum desses ataques é justificável. Essa chuva de preconceito não é justificável", escreveu Brenda Safra.
Segundo usuários, o racismo também está presente nos comentários preconceituosos que Júlia está recebendo. "Acrescento o fato de sempre associarem Pardos/Pretos com sujeira…", escreveu uma pessoa.
esse vídeo da Júlia me pegou muito. é muito forte.
independente de gostarem ou não do conteúdo dela ou dela em si, nenhum desses ataques é justificável. essa chuva de preconceito não é justificável.
e é absurdo que isso esteja sendo cada vez mais normalizado. pic.twitter.com/Dk7JawLMUs
— brenda (@brendasafra) November 21, 2023