Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internautas denunciam racismo em alerta de redes sociais que associa a palavra “negra” à venda de drogas

Aviso no Instagram e no Threads oferece duas alternativas ao usuário: “obter ajuda” ou "ver resultados mesmo assim”

5 set 2024 - 16h27
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo os relatos, ao digitar "negra" na barra de pesquisa, usuários se deparam com uma mensagem que associa a palavra à venda de drogas
Segundo os relatos, ao digitar "negra" na barra de pesquisa, usuários se deparam com uma mensagem que associa a palavra à venda de drogas
Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik

Após denúncia do influenciador Levi Kaique, internautas têm chamado a atenção para um alerta que surgiu recentemente nos aplicativos da Meta, incluindo o Instagram e o Threads, ao pesquisarem algo com a palavra “negra”.

Segundo os relatos, ao digitar esse termo na barra de pesquisa, os usuários se deparam com uma mensagem que associa a palavra à venda de drogas. 

O aviso oferece duas alternativas ao usuário: “obter ajuda” ou "ver resultados mesmo assim”. O comunicado sugere que o termo pesquisado pode estar vinculado à comercialização de substâncias ilícitas, alertando que “a venda, a compra ou negociação de drogas podem prejudicar você e outras pessoas”.

Além disso, as plataformas reforçam a disponibilidade de apoio, indicando que, caso o usuário ou alguém conhecido esteja enfrentando problemas relacionados ao uso de substâncias, há recursos de tratamento confidenciais e apoio à prevenção e recuperação. 

O alerta gerou indignação entre os internautas, que questionam o racismo na associação de um termo ligado à identidade racial com o uso de drogas. 

“O Instagram está restringindo a busca 'negra' na barra de pesquisa da rede social tanto no app quanto na versão desktop”, escreveu o influenciador Levi Kaique.

Nos comentários da postagem, seguidores deixaram mensagens afirmando que também viram o alerta. “Eu nunca tinha visto isso, aqui apareceu também. Que absurdo!”, escreveu um seguidor.

As denúncias também chegaram na rede social Bluesky, no qual internautas compartilharam a notícia. “Qualquer frase que inclua a palavra ‘negra’ não aparece nos resultados e está sendo associada à venda de drogas ilícitas”, disse uma página.

Internautas apontaram que a palavra "negra", em inglês, seria uma gíria para heroína. Entretanto, o aviso aparece em aplicativos configurados em português, como afirmou Kaique.

"Mais cedo, um problema técnico afetou a experiência dos usuários no Instagram e Threads. Resolvemos o problema o mais rápido possível e nos desculpamos por qualquer inconveniente", informou a Meta em comunicado.

🚨 Meta está censurando pesquisas no Instagram que contêm a palavra "negra" Qualquer frase que inclua a palavra "negra" não aparece nos resultados e está sendo associada à venda de drogas ilícitas. Pesquisas como: autoras negras, mulheres negras e cultura negra estão sendo censuradas pela Meta.

[image or embed]

— Sleeping Giants Brasil (@sleepinggiantsbr.bsky.social) Sep 5, 2024 at 13:32

*Com informações de Estadão Conteúdo.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade