Internautas denunciam racismo no reality "Ilhados Com a Sogra": "É o pacto da branquitude"
De acordo com o público, os participantes Severina e Thyago estão sendo perseguidos
No último final de semana, ativistas e internautas denunciaram racismo no reality show "Ilhados Com a Sogra", da Netflix, apresentado por Fernanda Souza. A família Tenório, composta pela sogra Severina e pelo genro Thyago, está sendo alvo de diversas acusações e perseguições, segundo o público.
De acordo com os internautas, a ousadia de Severina, uma mulher preta e nordestina que criou as filhas sozinha, causou um "desconforto" nas outras famílias. Inclusive, a família estaria sendo isolada por outros participantes por causa de uma estratégia de jogo.
Em um dos episódios, Severina disse para Silvia, uma das noras, que o participante Felipe não aceita o jeito dela. "Isso, para ele, é uma afronta porque ele é um menino branco, bonito da Zona Sul. Eu sou preta, nordestina, diarista", disse ela.
Após a fala de Severina chegar em Felipe, ele disse: "Isso é me acusar de uma coisa muito grave! É crime nessa porra desse país". Ele ainda disse que se sentiu ofendido. "Você é uma mulher inteligente o suficiente para saber que não se pode fazer isso. São pautas muito caras para mim", acrescentou.
A professora e historiadora Keilla Vila Flor comentou sobre o reality nas redes sociais. "Dei 'play' em Ilhados com a Sogra esperando entretenimento e encontrei racismo. Meu domingo acabou!".
Dei play em Ilhados com a Sogra esperando entretenimento e encontrei racismo.
Meu domingo acabou!
— Keilla Vila Flor (@KellVila) October 22, 2023
Segundo a cientista política conhecida como Preta Ijimú, o racismo é explícito. "Enfim assisti Ilhados com a Sogra. A conclusão é que 190 países poderão ver o racismo brasileiro", escreveu.
Enfim assisti Ilhados com a Sogra. A conclusão é que 190 países poderão ver o racismo brasileiro, pq misericórdia
— Preta Ijimú (@Nailahnv) October 22, 2023
Para os internautas, as atitudes dos participantes em relação à família Tenório demonstram um "pacto da branquitude", uma cumplicidade entre pessoas brancas como uma forma de manter seus privilégios. "Quer uma maneira didática de explicar sobre pacto da branquitude e sobre racismo estrutural? Assistam 'Ilhados com a sogra' na Netflix", escreveu um usuário.
Segundo o público, o racismo no reality está "escancarado". "Estou me sentindo muito mal com esses primeiros episódios de 'Ilhados com a Sogra'. Que racismo escrachado e horrível", escreveu uma mulher.