Janja é criticada por chamar Lula e astros da MPB de orixás
Post da primeira-dama comemorando encontro do presidente com Chico, Caetano e Bethania gerou descontentamento, mas também elogios
"Encontro de Orixás. Vem coisa boa por aí", escreveu a primeira-dama Janja Silva nas redes sociais para celebrar a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Chico Buarque, Caetano Veloso e Maria Bethania, nesta quinta-feira (7). A comparação de Lula e os cantores da MPB com os orixás, no entanto, desagradou muitos internautas.
Entre as reclamações, muita gente opinou que Janja desrepeitou a ancestralidade das religiões de matriz africana ao colocar apenas pessoas brancas como orixás. Outros encararam as palavras da primeira-dama como exagero e houve ainda comentários com teor de racismo religioso citando Jesus e demônios.
"Aí não né companheira, orixá não, respeita nossa ancestralidade", escreveu um internauta. "Orixás são pretos. Não vi nenhum aí", observou outra. "Foto lindíssima e cheia de potência, mas dizer que é encontro de "Orixás" foge ao bom senso", comentou uma seguidora.
Orixás são divindades da religião iorubá representados pela natureza. Hoje, 8 de dezembro, é Dia de Oxum, a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras.
Apesar das críticas envolvendo a questão racial, muitas pessoas apoiaram a fala de Janja - inclusive representantes do Candomblé e da Umbanda.
O encontrou registrado por Janja aconteceu durante um jantar promovido por Chico Buarque e sua mulher, a jurista e advogada Carol Proner, em sua casa. Também estiveram presentes a ex-presidenta Dilma Roussef e o senador uruguaio Pepe Mujica.