Jornalista diz que perdeu espaço na TV porque emissora queria 'outros padrões': "A mulher preta"
Janaina Xavier era apresentadora do SporTV e foi demitida em maio de 2022, após 23 anos na casa
A jornalista e ex-apresentadora do SporTV Janaina Xavier, demitida da Globo em maio de 2022 após 23 anos de emissora, disse em entrevista que sentiu que perdeu espaço no canal por ser "bonita demais", uma vez que eles estavam buscando por "outros padrões".
Ela foi questionada pelo apresentador Benjamin Back, do podcast "Benja Me Mucho", se o ambiente do jornalismo era difícil para as mulheres. "Eu senti o contrário disso. Durante muito tempo, tinha a ideia que, se a mulher tivesse os atributos de uma mulher bela, ela teria uma certa vantagem para entrar na televisão e no jornalismo. Mas na reta final, eu peguei o oposto disso. Teve um certo momento que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui", disse.
"Tem que inserir a menina mais cheinha. Não estou falando que as pessoas cheinhas não são bonitas. Eles queriam outros padrões de beleza lá. A loira do olho claro não servia mais", acrescentou.
Segundo Janaina, a emissora queria perfis diferentes de mulheres. "A mulher com nariz grande, a mulher cheinha e, inclusive, a mulher preta, o que demorou a ser feito. Mas para trazer um, eles excluem o outro."
A jornalista ainda destacou que é a favor da meritocracia, mas atualmente, na opinião dela, as pessoas estão mais focadas em diversidade. "Isso é na minha visão. Na pressa de mostrar a diversidade quando a questão é contratar uma mulher ou um homem, eles vão na mulher. Uma mulher preta ou branca, vão na preta. Ela é cheinha e fora dos padrões, a outra é muito bonita, perua... vamos na primeira", disse ao podcast.