Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Keila Simpson é a primeira travesti a receber título de doutora honoris causa pela UERJ

A ativista é fundadora da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e comemorou nas redes sociais a entrega da honraria

19 abr 2024 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Keila Simpson, fundadora e presidente da Antra, foi agraciada pela UERJ com o título de doutora honoris causa. A cerimônia de concessão ocorreu na UERJ na última quinta-feira, 18.
O título de Keila Simpson foi aprovado em 2022 por unanimidade do Conselho Universitário da UERJ
O título de Keila Simpson foi aprovado em 2022 por unanimidade do Conselho Universitário da UERJ
Foto: Reprodução: Instagram/antra.oficial

Keila Simpson, fundadora e presidente da Antra, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, recebeu o título de doutora honoris causa pela UERJ, Universidade do Rio de Janeiro, sendo a primeira travesti brasileira a ter essa nomeação pela universidade.

Com a presença do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a cerimônia de concessão ocorreu na última quinta-feira, 18, na Capela Ecumênica da UERJ. Esse título é reservado a indivíduos notáveis, brasileiros ou estrangeiros, cujas contribuições para a cultura, educação ou humanidade se destacam de forma significativa. 

Nos vídeos repostados pela ativista nos stories de seu perfil no Instagram, é possível ver Keila sendo aplaudida de pé pelas pessoas presentes e, antes de seu discurso na cerimônia, mais aplausos foram ouvidos. 

Qual a diferença entre trans e travesti? Qual a diferença entre trans e travesti?

No Instagram, o perfil da Antra publicou que “o título de Keila como doutora representa o sonho de tantas pessoas trans e travestis pelo Brasil que um dia desejam chegar neste lugar. Traz esperança e a possibilidade de outros imaginários possíveis”.

O título de doutora honoris causa foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário da UERJ em dezembro de 2022 e, após a resolução dos trâmites burocráticos, foi possível realizar a entrega da honraria.

Na época, Keila comemorou a aprovação do título. “Essa foi uma batalha gerada no ventre das travestis. Aqui é a metade do caminho. A máxima 'nossa vingança é envelhecer' foi atualizada com sucesso. Obrigada!”, escreveu em postagem.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade