Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leila Pereira é reeleita presidente do Palmeiras: veja outras 5 mulheres que lideraram clubes de futebol

Leila Pereira é a única presidente mulher entre os 20 clubes da Série A

25 nov 2024 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Leila Pereira foi reeleita presidente do Palmeiras em evento acontecido em 15 de dezembro. Ela ficará no cargo até dezembro de 2027.
A nova posse de Leila Pereira será concretizada em 15 de dezembro
A nova posse de Leila Pereira será concretizada em 15 de dezembro
Foto: Reprodução: Instagram/leilapereira

Leila Pereira foi reeleita como presidente do Palmeiras. Ela assumiu o cargo em 2021 e, agora, ficará no cargo até dezembro de 2027. A nova posse de Leila será concretizada em 15 de dezembro. Ela terá como vices Maria Teresa Bellangero, Paulo Buosi, Everaldo Coelho e Márcio Martin.

Leila é a única presidente mulher entre os 20 clubes da Série A. Segundo um levantamento feito pelo UOL em março deste ano, Leila também é a única que comanda um clube grande no Brasil.

A seguir, veja outras mulheres que já foram presidentes de clubes de futebol no país:

Jurema Bagatini

Jurema Bagatini Ramos foi a primeira mulher a assumir a presidência de um clube de futebol no Brasil. Em 1971, aos 24 anos, ela aceitou o convite de um amigo para reerguer o Esporte Clube Encantado,  clube da cidade de Encantado, do Rio Grande do Sul.

Na época, ninguém queria assumir a presidência do clube, que estava com problemas financeiros e as atividades suspensas. E apesar de muitas pessoas duvidarem se ela conseguiria fazer uma bosta gestão, o clube teve um de seus melhores anos sob a gestão de Jurema. Ela faleceu em 4 de março de 2010, aos 62 anos, em Porto Alegre, em decorrência de um câncer de mama.

Ela entrou para a história ao comandar um time masculino de futebol na Europa Ela entrou para a história ao comandar um time masculino de futebol na Europa

Marlene Matheus

Primeira e única mulher a presidir o Corinthians, Marlene Matheus assumiu a presidência do clube em 1991, após a gestão de seu marido, Vicente Matheus. Ela ficou no cargo até 1993 e, durante a sua gestão, o Corinthians conquistou a Supercopa do Brasil de 1991.

Marcele faleceu aos 82 anos, em 2 de julho de 2019, em São Paulo, após dias internautas por causa da anemia.

Patrícia Amorim

A ex-nadadora se tornou a primeira mulher a comandar o Flamengo em 2010. Patrícia assumiu o cargo quando funcionários do clube estavam com o salário atrasado e, após sanar todas as pendências, ficou conhecida entre os funcionários como a presidente que pagava os salários em dia.

Patrícia Amorim ficou no cargo até 2012 e não conseguiu se reeleger.

Patrícia Amorim ficou no cargo até 2012 e não conseguiu se reeleger
Patrícia Amorim ficou no cargo até 2012 e não conseguiu se reeleger
Foto: Reprodução: Instagram/patriciamorimoficial

Myrian Fortuna

A advogada e empresária Myrian Fortuna assumiu a presidência do clube Tupi, de Juiz de Fora, em 2013. Anos depois, a equipe disputou a Série B nacional. Myrian foi reeleita em 2016 e ficou no cargo até 2019.

Em entrevistas, Myrian já relatou ter sofrido preconceito na presidência do Tupi pelo fato de ser mulher, como a perda de patrocínios. Ela também já relatou ter sido olhada de maneira diferente pelos colegas de conselho do clube.

Maria Isabel Pimenta

Maria Isabel é funcionária pública municipal e, em 2019, se tornou a primeira mulher a comandar uma equipe de futebol mineiro, o URT. Ela também já chegou a ocupar cargos na diretoria do time.

Maria ficou no cargo até 2022, após outra pessoa ser eleita para o cargo. Ela faz parte da nova diretoria como responsável pelo setor administrativo.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade