Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líderes africanos parabenizam Lula pela vitória nas urnas: "trabalharemos por relações sólidas e prósperas"

Houve reações de países como África do Sul, Cabo Verde, Gabão, Guiné-Bissau, Namíbia, Quênia, República Democrática do Congo, Senegal e Zâmbia

31 out 2022 - 13h46
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de Lula em meio a pessoas africanas.
Imagem de Lula em meio a pessoas africanas.
Foto: Imagem: Reprodução/PT / Alma Preta

Lideranças de países africanos reagiram à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que em conquista inédita chega a seu terceiro mandato como presidente eleito do país. África do Sul, Cabo Verde, Gabão, Guiné-Bissau, Namíbia, Quênia, Senegal, e Zâmbia são países do continente que, até o momento, parabenizaram Lula nas redes sociais, além do presidente do partido da oposição na República Democrática do Congo.

O presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa publicou no Twitter que o país africano está ansioso para trabalhar com o governo do Brasil sob a liderança do político petista.

"Nossos dois países compartilham vários desafios e aspirações comuns, e cooperamos em vários níveis, incluindo BRICS [grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] e vários mecanismos nacionais, inter-regionais e globais. Também parabenizamos o povo do Brasil pela maneira bem-sucedida com que conduziram esta eleição", compartilhou Cyril Ramaphosa na rede social.

Congratulations to Mr Luiz Inácio Lula da Silva @LulaOficial on his successful election to the position of President of the Republic of Brazil. South Africa looks forward to working with the government of Brazil under the leadership of Mr da Silva. pic.twitter.com/NhOHjJekRn

— Cyril Ramaphosa 🇿🇦 (@CyrilRamaphosa) October 31, 2022

O Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, publicou nas redes que as relações entre os dois países serão reforçadas. "Assim como ao nível da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], onde o Brasil desempenha um papel muito importante", complementou.

"Parabéns ao presidente Lula por sua reeleição como chefe do Brasil. Felicito também as instituições brasileiras encarregadas de organizar as eleições por respeitarem a verdade das urnas, a soberania do povo e a celeridade dos resultados", ressaltou no Twitter o político e líder da oposição na República Democrática do Congo, Martin Fayulu.

Já Macky Sall, presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana, estendeu suas felicitações a Lula pela vitória com os "melhores votos de sucesso". O presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, também enfatizou estar ansioso para trabalhar com o presidente eleito e fortalecer e aprimorar a parceria entre os países, algo também reforçado pelo presidente do Quênia, William Samoei Ruto, e pelo presidente da Namíbia, Hage Geingob.

I send my congratulations to Luiz Inácio #Lula da Silva on his brilliant election as President of #Brazil. I look forward to working with #LulaPresidente2022 to strengthen Namibia-Brazil relations for the development and prosperity of our two nations. pic.twitter.com/imkyBUBVYm

— Dr Hage G. Geingob (@hagegeingob) October 31, 2022

"Parabéns calorosos a Lula por sua vitória nas eleições presidenciais! O Brasil é um país grande, força motriz da cooperação Sul-Sul. Esperamos que o Gabão fortaleça nossos laços diplomáticos e econômicos e lutemos juntos pelo clima", enfatizou Ali Bongo, presidente do Gabão.

Conforme já noticiado anteriormente pela Alma Preta Jornalismo, nos últimos anos e sobretudo durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), as relações entre Brasil e o continente africano não tiveram novos avanços diplomáticos. Na gestão Lula, havia grande agenda do Brasil com a África, a fim do país se projetar como uma potência média no sistema internacional ou uma potência do Sul global.

No primeiro turno das eleições deste ano, reportagem anterior da agência também identificou que nos boletins de urna de 15 países africanos, o candidato Lula da Silva havia ganhado em 12 deles. Bolsonaro ficou na frente apenas em Moçambique, Namíbia e República Democrática do Congo.

Sissoco Embaló, presidente da Guiné-Bissau, também parabenizou o presidente Lula pela vitória nas urnas. Ele é apontado como o único, entre os governantes africanos, que teve uma aproximação e um alinhamento ideológico com o governo de Jair Bolsonaro (PL).

"Em nome da Guiné-Bissau, apresento minhas calorosas felicitações ao Presidente Lula por sua grande vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Presidente Lula, trabalharemos por relações bilaterais sólidas e prósperas entre Guiné-Bissau e Brasil", destacou Sissoco Embaló no Twitter.

Au nom de la Guinée-Bissau, je présente mes chaleureuses félicitations au président @LulaOficial pour sa belle victoire aux présidentielles du Brésil.

Président @LulaOficial, nous oeuvrerons pour des relations bilatérales solides et prospères entre la Guinée-Bissau et le Brésil.

— Umaro Sissoco Embaló (@USEmbalo) October 31, 2022

Lula ganha em 12 dos 15 países africanos que votaram no primeiro turno

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade