Livro infantojuvenil ensina feminismo para garotas
Jornalista colaboradora de Terra NÓS, Heloísa Noronha lança "O Diário de Duda", projeto vencedor do ProAC/2020
A jornalista Heloísa Noronha, colaboradora da redação do Terra NÓS, está lançando hoje o seu primeiro livro voltado para o público infantojuvenil. "O Diário de Duda - Uma Aventura no Mundo do Feminismo" foi produzido em parceria com a Barn Editorial com recursos do ProAC/2020 (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Na história, Duda, de 14 anos, precisa fazer um trabalho de Filosofia e acaba se deparando com mulheres célebres do Brasil e do mundo, como Nísia Floresta, Bertha Lutz e Rosa Parks, e vive experiências como participar de um protesto das sufragistas no século XIX, entrevistar Maria da Penha (em colaboração especial com o livro) e tocar violão com Chiquinha Gonzaga enquanto Anita Malfatti pinta "O Homem Amarelo".
Voto feminino, machismo, pressões estéticas, sororidade, racismo e educação como ferramenta empoderadora das meninas são alguns dos temas abordados no livro, que tem formato e estilo de diário e ao longo das páginas propõe diversos exercícios interativos.
Duda, a protagonista, foi inspirada na filha da jornalista. Com várias referências literárias e do universo pop, "O Diário de Duda - Uma Aventura no Mundo do Feminismo" conta com uma trilha sonora especial no Spotify com vozes femininas nacionais e internacionais das mais diversas épocas.
O livro está à venda na Amazon e na plataforma Catarse.