Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luciano Huck usa dor negra para entretenimento e recebe críticas

Ativistas e especialistas apontam racismo em pergunta sobre assassinato de George Floyd em quiz do "Domingão com o Huck"

6 dez 2022 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários
Luciano Huck usa assassinato de George Flyd como entretenimento no "Domingão com   Huck"
Luciano Huck usa assassinato de George Flyd como entretenimento no "Domingão com Huck"
Foto: Reprodução TV Globo / Reprodução TV Globo

No último domingo (04), durante o quadro  "Quem Quer Ser um Milionário?", Luciano Huck perguntou para o participante negro Flavio Rosa, jornalista de Minas Gerais, qual foi a frase dita por George Floyd enquanto era assassinado por um policial. 

O uso do caso para entretenimento foi apontado como racismo estrutural por ativistas e especialistas, que ultilizaram as redes sociais para sinalizar ao apresentador, assim como criticar a falta de conhecimento por parte também da equipe que elabora o quiz. 

"Utilizar o racismo e a morte de um homem negro que foi violentado daquela maneira covarde para gerar entretenimento não teve graça nenhuma", apontou a advogada criminalista especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios, Fayda Belo, indicando também a necessidade de rever a composição da equipe. 

Já o perfil Africanize trouxe apontamentos do criador de conteúdo Eddy Silva, que explicou: "Se você achou a pergunta inofensiva, você ainda manteria esse posicionamento se a pergunta fosse 'Qual foi a primeira parte do corpo de Eliza Samudio o ex-goleiro Bruno deu para os cachorros?' Ou 'Qual altura que a Isabella Nardoni foi jogada pela janela?' Ou 'Qual o nome da primeira criança vítima do massacre de Suzano?'. 

A maioria das críticas se refere à falta de sensibilidade ao tratar da dor de uma pessoa negra que reflete em todas as pessoas negras, com o agravante de ser um conteúdo de entretenimento. 

O advogado, professor e colunista da Folha de S. Paulo, Thiago Amparo, aproveitou também o seu perfil no Twitter e relativo contato com o apresentador para apontar a questão. 

Até o momento de publicação desta nota, nem a TV Globo e nem o apresentador se pronunciaram ou se desculpadaram pelo ocorrido. 

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade