Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mãe de santo é atacada com pedras durante culto africano: ‘Morram, macumbeiros!’

Nas redes sociais, Solange de Arruda Machado gravou um vídeo denunciando o caso

4 set 2023 - 19h01
Compartilhar
Exibir comentários
Mãe de santo é atacada com pedras durante culto africano no Rio de Janeiro
Mãe de santo é atacada com pedras durante culto africano no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/O Globo / Reprodução/O Globo

Uma mãe de santo foi atacada com pedras enquanto realizava um culto em Curicica, na zona oeste do Rio de Janeiro. Não houve feridos, mas o caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). 

O caso aconteceu no mês passado, 13 de agosto, quando Solange de Arruda Machado, de 62 anos, acompanhada por duas filhas de santo, estavam realizando um culto em uma área de mata dentro da Colônia Juliano Moreira. 

Em um vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, a mãe de santo conta os momentos de terror. “A gente nunca acha que vai acontecer com a gente. Quem praticou este ato está disposto a tudo, pois, pelo tamanho das pedras. Eram imensas e poderia facilmente ter acontecido um homicídio. Isto as pedras lançadas aos gritos de: ‘macumbeiros miseráveis’, ‘morram, macumbeiros”, contou. 

Ainda de acordo com Solange, foi a primeira vez que aconteceu algo parecido. Sgeundo ela, a área usada era frequentada pelos adeptos da religião. “Foi a primeira vez que aconteceu e espero que não aconteça mais”, disse. “Aconteceu ali, mas poderia ter acontecido em qualquer lugar. Agridem verbalmente, esbravejam. A gente tem que ter cuidado”, comentou.  

Nos comentários da publicação, alguns internautas se revoltaram com a situação. “Esse clima de ódio tem que acabar. Felizmente, não aconteceu nada mais grave”, alguém comentou. “Lamentável”, escreveu o perfil de outra página da religião.

Solange conta que resolveu compartilhar o vídeo agora para alertar os colegas e denunciar a intolerância religiosa: “Estou vindo alertar as pessoas que frequentam esses locais. Não sei o que leva uma pessoa a fazer uma coisa dessas”.

No próximo dia 17, às 10h, a mãe de santo participará da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que será realizada no Posto 5 da Praia de Copacabana.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade