Mãe de vítima relata "alívio" após condenação de ex-treinador por estupro de vulnerável
Fernando de Carvalho Lopes recebeu sentença de 109 anos e 8 meses de prisão por abuso de quatro meninos
Ex-treinador da seleção brasileira de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes foi condenado a 109 anos e 8 meses de prisão por estupro de vulnerável. A sentença, que saiu essa semana, trouxe alívio para mães de vítimas de Fernando.
Ao Fantástico, uma delas celebrou: “Senti um alívio. Agora a gente vê que a Justiça está chegando”.
A condenação diz respeito a uma ação criminal que julgou o estupro de quatro meninos entre os anos de 2013 e 2014, ocasião na qual Fernando trabalhava como treinador de um clube de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Na época, as vítimas tinham menos de 14 anos. “Ele alegava que precisava ver o tamanho do órgão [sexual]. Pra ver que tipo de treino ele poderia passar”, relatou a mãe de um dos meninos.
O caso foi revelado em 2018 pelo Fantástico. Depois da reportagem de Joanna de Assis, outras vítimas de Fernando começaram a aparecer. Ao todo, 40 atletas e ex-atletas fizeram denúncias sobre abusos sexuais.
Muitas das vítimas não puderam ser incluídas no processo como vítimas, devido a uma lei que vigorou até 2009, e foram arroladas apenas como testemunhas.
Fernando poderá responder o processo em liberdade. À reportagem, ele afirmou que "não houve estupro de vulnerável, que foram inúmeras as contradições nos depoimentos e que vai apelar ao Tribunal de Justiça de São Paulo".