Mãe se emociona com inclusão do filho cego em projeto para ele "sentir" imagem de Pelé
Lucélia Celestino é mãe de Yuri, menino que conseguiu "sentir" uma imagem do ex-jogador em um projeto escolar sobre protagonismo
Lucélia Celestino da Silva, mãe de um menino cego que conseguiu "sentir" uma imagem do Pelé em um projeto da escola sobre a história do jogador de futebol, ficou emocionada com a inclusão do filho na atividade e disse ao g1 que o menino "sabe toda a biografia do Pelé".
"Quando vi o projeto, foi muito emocionante. Passou um 'filme' na minha cabeça com tudo o que já passamos juntos. Não foi fácil. As pessoas muitas vezes não sabem incluir [deficientes físicos na sociedade]. Estou muito feliz, pois as professoras dele são maravilhosas. A inclusão social é muito importante", disse Lucélia.
Yuri Silva do Nascimento, de 10 anos, participou do projeto que aconteceu na Escola Estadual Tancredo Neves, no bairro Jardim Primavera, São Paulo, com a ajuda das professoras que encontraram uma maneira que incluí-lo na atividade, através de uma técnica de textura na página chamada punção, que foi feita em cima do desenho de um dos colegas de Yuri. Dessa forma, o menino conseguiu "sentir" a imagem em que Pelé segura uma bola de futebol.
O menino ficou feliz com a oportunidade de conhecer mais sobre Pelé. "Estou gostando muito de fazer o projeto sobre o Pelé. Ele era 'daora' e tinha atitudes legais", disse Yuri ao g1. "Meu amigo é um grande desenhista, e a minha professora passou a punção [em cima da arte, para que ele pudesse 'sentir']. Estou adorando", completou.
A professora Marcela Pimentel Leopoldino disse que o projeto "O Menino que foi Protagonista na sua História" tinha como objetivo fazer as crianças entre 9 e 10 anos conhecerem o ex-jogador. "Ele [Yuri] já conhecia o Pelé, pois ouvia as matérias [esportivas] e sabe bastante coisa sobre [o Rei do Futebol]. O resultado foi emocionante. O aluno enxergar através das suas mãos cada detalhe do ídolo, não teve como não se emocionar", contou ela.
Pelé morreu em dezembro de 2022, vítima de complicações de um câncer.