Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mãe se emociona com inclusão do filho cego em projeto para ele "sentir" imagem de Pelé

Lucélia Celestino é mãe de Yuri, menino que conseguiu "sentir" uma imagem do ex-jogador em um projeto escolar sobre protagonismo

14 mar 2023 - 14h36
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Menino cego conseguiu "sentir" imagem de Pelé
Menino cego conseguiu "sentir" imagem de Pelé
Foto: Reprodução/G1/redes sociais

Lucélia Celestino da Silva, mãe de um menino cego que conseguiu "sentir" uma imagem do Pelé em um projeto da escola sobre a história do jogador de futebol, ficou emocionada com a inclusão do filho na atividade e disse ao g1 que o menino "sabe toda a biografia do Pelé".

"Quando vi o projeto, foi muito emocionante. Passou um 'filme' na minha cabeça com tudo o que já passamos juntos. Não foi fácil. As pessoas muitas vezes não sabem incluir [deficientes físicos na sociedade]. Estou muito feliz, pois as professoras dele são maravilhosas. A inclusão social é muito importante", disse Lucélia.

Yuri Silva do Nascimento, de 10 anos, participou do projeto que aconteceu na Escola Estadual Tancredo Neves, no bairro Jardim Primavera, São Paulo, com a ajuda das professoras que encontraram uma maneira que incluí-lo na atividade, através de uma técnica de textura na página chamada punção, que foi feita em cima do desenho de um dos colegas de Yuri. Dessa forma, o menino conseguiu "sentir" a imagem em que Pelé segura uma bola de futebol.

O menino ficou feliz com a oportunidade de conhecer mais sobre Pelé. "Estou gostando muito de fazer o projeto sobre o Pelé. Ele era 'daora' e tinha atitudes legais", disse Yuri ao g1. "Meu amigo é um grande desenhista, e a minha professora passou a punção [em cima da arte, para que ele pudesse 'sentir']. Estou adorando", completou.

A professora Marcela Pimentel Leopoldino disse que o projeto "O Menino que foi Protagonista na sua História" tinha como objetivo fazer as crianças entre 9 e 10 anos conhecerem o ex-jogador. "Ele [Yuri] já conhecia o Pelé, pois ouvia as matérias [esportivas] e sabe bastante coisa sobre [o Rei do Futebol]. O resultado foi emocionante. O aluno enxergar através das suas mãos cada detalhe do ídolo, não teve como não se emocionar", contou ela.

Pelé morreu em dezembro de 2022, vítima de complicações de um câncer.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade