Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 15 mil pessoas usam carteira de identificação do espectro autista em SP

Governo do estado oferece o documento desde abril; saiba como adquirir

1 set 2023 - 11h34
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba como solicitar a carteira de identificação do Espectro Autista em SP
Saiba como solicitar a carteira de identificação do Espectro Autista em SP
Foto: iStock/Carolina Jaramillo

Cerca de 15.700 Carteiras de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea) foram emitidas em São Paulo até a última quinta-feira, 31. A carteira começou a ser oferecida em abril deste ano pelo governo do estado. Com o objetivo de identificar e garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a carteira de identificação facilita o conhecimento das pessoas em geral do atendimento preferencial que a pessoa com autismo tem direito por lei.

De acordo com a Lei  federal 13.977/20, nomeada como Romeo Mion, a viabilização do documento de identificação deve ser gratuita e estar disponível em todo Brasil. “É criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados,em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”, conta na lei.

Veja quem são as pessoas com autismo que fazem sucesso no Tik Tok Veja quem são as pessoas com autismo que fazem sucesso no Tik Tok

Como adquirir

Para solicitar a carteira de identificação é necessário reunir e enviar a documentação do indivíduo, como CPF, endereço, carteira de identidade, tipo sanguíneo, e-mail do responsável legal, laudo médico que comprove o transtorno com identificação da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, entre outros.

A Ciptea é expedida pelo estado de residência de cada pessoa com TEA. Cada região faz o processo de forma diferente. Em São Paulo, é preciso acessar o portal Ciptea e informar os dados solicitados acima e fazer o download do documento. Lembrando que a emissão é gratuita por lei e tem validade de cinco anos em todo território nacional.

Homem autista de 43 anos se emociona ao pagar almoço de Dias das Mães após 1º emprego:
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade