Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Manoel Soares dá dicas para ir à piscina com crianças autistas: "Você não vai para se divertir"

Distância máxima de 1 metro da criança e celular desligado: apresentador, que tem dois filhos no espectro, compartilha cuidados para o calor

25 set 2023 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários
Manoel Soares: apresentador compartilhou dicas para segurança das crianças autistas na piscina
Manoel Soares: apresentador compartilhou dicas para segurança das crianças autistas na piscina
Foto: RD1

Neste domingo, 24, o apresentador Manoel Soares publicou um vídeo nas redes sociais alertando para os cuidados necessários ao levar uma criança autista na piscina. O jornalista deu algumas dicas que ele tem como regras em casa por causa de seus dois filhos autistas, Ezequiel e Izael.

"Primeira coisa importante para quem tem filhos autistas e, nesse calor absurdo que está fazendo no Brasil, vai para a piscina: um olho para cada criança. Não tem como você querer ir para a piscina, um clube ou ir para a praia com a criança autista e querer se divertir", iniciou ele.

"Um olho para cada criança", disse Manoel Soares em vídeo
"Um olho para cada criança", disse Manoel Soares em vídeo
Foto: Reprodução: Instagram/manoelsoares

"Não, você vai como cuidador. (...) Eu sei que muitas famílias tentam fazer o revezamento da atenção, uma hora um pouquinho olha, aí precisa ter muita certeza que todo mundo está comprometido. E quando eu falo um olho para cada criança, é que esse olho não pode estar no celular, você não pode olhar a rede social, você não pode responder o grupo da família, a atenção é deles porque uma fração de segundos pode ser determinante", contou.

 Como pais famosos ajudam seus filhos autistas Como pais famosos ajudam seus filhos autistas

O apresentador ainda ressaltou que a distância máxima que o cuidador deve manter da criança é de um metro e, se a criança se sentir à vontade, pode colocá-la em contato com a água. "Porque se você não colocá-la em contato com a água, ela vai tentar ter esse contato longe de você e aí fica mais arriscado", destacou.

Segundo Manoel, desenhar uma rota de fuga também é importante. "Eu ensinei os meus filhos a andarem pela beirada, já que eles ainda não sabem nadar, porque o autismo deles ainda não permitiu que eles começassem esse processo. E é necessário que alguém que saiba nadar esteja entre o grupo", finalizou.

Filhos autistas

Manoel Soares sempre compartilha como lida com as crises e outras coisas envolvendo seus filhos autistas. Recentemente, ele mostrou como ajuda seu filho autista em uma crise de regulação emocional. Na gravação, a criança está deitada no chão e ele tenta tirá-la do local.

"Não é com gritos ou impondo nossa autoridade que educamos uma criança autista. Mais importante que ensinar a ela as regras sociais de nosso mundo, é entender as regras sociais do mundo dela. Se a gente quer distensionar, a gente tem que brincar. Eu, nesse momento, optei pela brincadeira da ponte. Brincadeira pra criança, gente, é coisa séria. No caso da criança autista, então, é mais sério ainda", escreveu ele na publicação.

Manoel Soares emociona internautas ao acalmar filho autista durante crise de regulação:
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade