Márcia Sensitiva diz que neto autista é "karma da mãe" e é criticada nas redes sociais: "Completo absurdo"
Internautas apontaram capacitismo. Depois da repercussão negativa, astróloga se pronuncia e diz que não soube se explicar no momento
Márcia Sensitiva, 72 anos, está sendo criticada nas redes sociais após fazer comentários preconceituosos sobre o autismo, afirmando que pessoas com autismo teriam 'abusado do poder' em outras vidas.
Márcia Sensitiva, 72 anos, está sendo criticada nas redes sociais após dizer que o neto dela, que é autista, representa o "karma da mãe", afirmando ainda que autistas teriam "abusado do poder" no passado. Segundo diversos internautas, as falas de Márcia são capacitistas e preconceituosas.
"Ele é karma da mãe. Não tem muito a ver com a família Fernandes, tem mais a ver com ela. Ela entendeu isso recentemente... É difícil", disse Márcia em entrevista ao podcast MaterniDelas.
Cláudia Raia, uma das apresentadoras do podcast, questionou se o autismo teria ligação com a espiritualidade. "Os espíritos que vêm, que escolhem os pais... Quando eles vêm com alguma alteração genética ou especiais, o que a espiritualidade fala sobre isso?", indagou.
Márcia Sensitiva respondeu que pessoas com autismo teriam "abusado do poder" em outras vidas. "A espiritualidade diz o seguinte, especialmente os autistas: foram pessoas inteligentíssimas, com QI muito acima da média, tanto que são, mas abusaram do poder. Isso é interessantíssimo. Porque ele vem fora da casinha", disse.
"São espíritos, não são evoluídos, inteligentíssimos que abusaram. Fizeram coisas que não deviam para a humanidade. Aí eles vêm reclusos em si", afirmou. Segundo a astróloga, ela teria recebido uma mensagem espiritual sobre a condição do neto durante a gestação dele. "Eu cheguei num canto e ouvi: 'Você vai correr o mundo. Ele vai ter um atraso de um ano e meio ou dois. Mas ele vai falar'. Assim, no meu ouvido. Eu fiquei: o quê?", declarou.
Nas redes sociais, pessoas autistas, ativistas e especialistas repudiaram as falas de Márcia Sensitiva sobre o autismo. O perfil Direito e Inclusão classificou as falas como "um completo absurdo". "Falas como essa ferem demais, nossos autistas não são karmas! Acho que religião nenhuma deveria se envolver e tentar dizer o porquê uma criança é PCD", escreveu no Instagram.
Carolina Valomim, escritora e influenciadora autista, também abordou o assunto em suas redes sociais e criticou Márcia e as apresentadoras do podcast. "Não vou perder meu tempo repostando. Simplesmente 3 pessoas ignorantes abrindo suas bocas e falando merda... Não tem como levar piada a sério. Simples assim. Nem merece palco", escreveu ela.
Para a psicopedagoga e especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Claudia Zirbes, Márcia foi capacitista em suas falas. "A tal Márcia Sensitiva com falas tão capacitistas, tão reforçadoras de estereótipos de culpa materna, falando absurdos sobre as pessoas com autismo", disse nos stories do Instagram.
"Independente da crença de qualquer um de nós, é uma afronta para o próprio espiritismo o que ela diz, não deve estar em livro algum. Vozes da sua cabeça, do seu charlatanismo. É triste. É sobretudo triste", afirmou ela.
O vereador Álvaro Costa Vieira, mais conhecido como Kaká, é ativista da causa autista e compartilhou um vídeo em que assiste a "fala absurda" de Márcia Sensitiva. "A gente está sempre ouvindo uma fala nesse sentido, um preconceito explícito. Uma hora é que a mãe é castigada por ter um filho autista, outra hora é que é um demônio no corpo de uma pessoa autista. E agora a gente ouve a pessoa falar que é um karma da mãe", disse ele em vídeo publicado no Instagram.
"A fala escancara o preconceito e o que uma boa parte das pessoas pensam sobre as famílias atípicas, sobre as mães de autistas, sobre as pessoas autistas. Isso precisa acabar, a gente precisa denunciar todas essas pessoas", afirmou.
Pronunciamento
Márcia Sensitiva publicou um vídeo falando sobre o assunto no Instagram, dizendo que não soube se explicar no momento.
“O que é karma de pai e mãe? Se a gente está no planeta Terra, pela espiritualidade, nós temos alguns débitos da vida passada. E qual seria o karma do papai e da mamãe com o menino ou menina autista? Seria ter mais paciência na vida. Vieram para aprender a ter mais amor ainda e mais paciência. Foi só isso que eu quis dizer. Eu não quis dizer mais nada. Portanto, me perdoe se alguém entendeu o contrário", afirmou ela.