Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mattel lança Barbie com deficiência visual e nova versão com síndrome de Down

Novidades integram a linha Fashionistas, que traz bonecas diversas e inclusivas, e foram criadas em parceria com entidades de apoio às PCDs

24 jul 2024 - 14h31
(atualizado às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários
O cabelo e as roupas da nova Barbie Down foram desenvolvidos com base no feedback da comunidade negra
O cabelo e as roupas da nova Barbie Down foram desenvolvidos com base no feedback da comunidade negra
Foto: Divulgação/Mattel

A Mattel anunciou nesta terça-feira (23) o lançamento de mais duas Barbies inclusivas: a primeira Barbie com deficiência visual e uma versão negra da boneca com síndrome de Down. As novidades fazem parte da linha Barbie Fashionistas, que conta com 175 variedades da boneca com diferentes tons de pele, cabelos e olhos, além de corpos diversos e deficiências para abraçar toda uma diversidade de crianças. 

A linha Fashionistas da Mattel já tem Barbies e Kens cadeirantes, com aparelhos auditivos, perda de cabelo e vitiligo. No ano passado, a empresa deu as boas-vindas à primeira Barbie com síndrome de Down.

Desta vez, para ser ainda mais inclusiva, a fabricante lançou uma boneca Down negra repetindo a parceria com a National Down Syndrome Society (Sociedade Nacional da Síndrome de Down), também dos Estados Unidos.

A empresa ainda consultou um grupo focal de indivíduos negros com Down para que o brinquedo fosse o mais fiel possível e representasse com precisão as características físicas de pessoas com a condição. Isso inclui uma estrutura mais baixa, tronco mais longo e palmas das mãos que têm apenas linhas únicas gravadas nelas, uma característica comum entre as pessoas com síndrome de Down.

9 vezes em que a Barbie arrasou na representatividade 9 vezes em que a Barbie arrasou na representatividade

Sua cabeça também foi trabalhada com grande atenção aos detalhes, criando um rosto com formato mais redondo, orelhas menores, ponte nasal plana e olhos ligeiramente inclinados e amendoados com pontos brancos na íris. Ela também vem com óculos cor-de-rosa, destinados a representar indivíduos com síndrome de Down que frequentemente apresentam distúrbios de visão.

O cabelo e as roupas da nova Barbie Down também foram projetados com base no feedback da comunidade negra. Seu cabelo é texturizado e trançado e o vestido azul e amarelo traz as cores associadas ao movimento de conscientização da síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações no vestido também representam o terceiro cromossomo 21 que pessoas com síndrome de Down têm.

Bengala e experiência tátil

Projetada em colaboração com a American Foundation for the Blind (Fundação Americana para Cegos), a Barbie com deficiência visual vem com uma bengala branca e vermelha com uma ponta macia e um par de óculos de sol funcionais, já que pessoas cegas ou com baixa visão podem ser sensíveis à luz.

A versão tem cotovelos dobráveis para permitir que ela use a bengala confortavelmente e olhos projetados com um "olhar voltado ligeiramente para cima e para fora", refletindo a aparência dos olhos de alguns indivíduos cegos ou com baixa visão.

A Barbie deficiente visual tem cotovelos dobráveis para uso da bengala
A Barbie deficiente visual tem cotovelos dobráveis para uso da bengala
Foto: Divulgação/Mattel

Testes com crianças cegas e com baixa visão ajudaram os designers a criar uma roupa rica em elementos sensoriais: uma blusa rosa acetinada e uma saia com babados para uma forte experiência tátil, um fecho de velcro de alto contraste e cores brilhantes na parte de trás da blusa e um cós elástico na saia para facilitar o uso.

A embalagem também ficou mais acessível, com o nome Barbie escrito em braille e uma aba de puxar que abre a parte de trás da caixa. Os novos recursos que serão implementados em todas as bonecas Barbie Fashionistas daqui para frente. 

Introduzida em 2009, a linha Barbie Fashionistas lança uma nova linha de bonecas a cada ano. Ela é descrita pela Mattel como uma gama inclusiva de bonecas "projetadas para refletir o mundo que as crianças veem hoje".

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade