Maurício de Sousa lança livro em Libras com a presença dos personagens da Turma da Mônica
“O Grande Livro de Libras” foi lançado na Bienal de São Paulo e tem uma nova personagem
Em celebração ao Setembro Azul, mês dedicado à valorização da comunidade surda, Maurício de Sousa lançou “O Grande Livro de Libras”, voltado à promoção da acessibilidade. A obra, apresentada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, combina as aventuras da Turma da Mônica com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), incentivando a inclusão e o aprendizado.
Libras é reconhecida legalmente como língua oficial da comunidade surda pela Lei 10.436/2002. O livro busca aproximar o público da realidade dessas pessoas, utilizando personagens como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão para representar situações cotidianas traduzidas em Libras. Além disso, o livro traz a personagem Sueli, uma menina surda de nove anos que se comunica em Libras.
O lançamento ocorre em um período marcado por diversas datas voltadas à visibilidade e a celebração das conquistas da comunidade surda, como o Dia Internacional da Língua de Sinais, no dia 23 de setembro, o dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, e o Dia Internacional da Tradução, no dia 30 de setembro.