Médica diz que pessoas negras são as principais doadoras de órgãos no país
Em entrevista ao podcast "Mano a Mano", a médica Denize Dornellas comentou que a taxa elevada de jovens negros mortos é a razão do cenário
Em episódio do podcast "Mano a Mano", disponibilizado no dia 27 de julho, o rapper Mano Brown entrevistou a médica Denize Dornellas para falar sobre a saúde da população negra. Segundo ela, os principais doadores de órgãos no Brasil são pessoas negras.
"Motoboys: eles são uma das maiores fontes de doação de coração, de fígado e de rim porque morrem muito jovens, morrem de causas de acidente, geralmente não estão doentes. E os maiores receptores de coração, de fígado e de rim são pessoas brancas. Os maiores doadores são pessoas negras jovens", disse Denize no "Mano a Mano".
Para complementar a resposta da médica entrevistada no podcast, Kananda Eller, palestrante e mestranda em Ensino de Ciências Ambientais, publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre o tema. Apesar de não existirem muitas pesquisas sobre o assunto, a médica levantou a hipótese com base no número de pessoas negras mortas, seja por questões de saúde, morte acidental ou crimes violentos.
"Geralmente, as pessoas recebem órgãos de pessoas que já morreram, e a maioria das pessoas que morrem no Brasil são negras", disse Kananda em vídeo.
De acordo com o 16° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2022, as maiores vítimas de crimes violentos no Brasil são pessoas negras. Elas representam um total de 78% das vítimas, em casos de de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, mortes por intervenção policial e outros.
Você sabia que pessoas negras são as que mais doam órgãos enquanto que pessoas brancas são as que mais recebem órgãos no Brasil? pic.twitter.com/NUC2uLsp1r
— Kananda Eller (@deusacientista) August 20, 2023
Um estudo feito em hospitais públicos no Espírito Santo apontou que mais de 60% dos doadores eram pessoas negras. Segundo um levantamento de 2007 da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, as pessoas negras são as que mais morrem de doenças cardíacas. Entretanto, elas representam apenas 10% das pessoas que recebem transplantes de coração.
“Isso é a perpetuação do genocídio da população negra”, disse Kananda Eller. "As pessoas negras são as que mais morrem, as que menos recebem órgãos e as que mais doam órgãos, enquanto as pessoas brancas são as que mais recebem esses órgãos", completou.
É válido reforçar que, com poucas pesquisas específicas sobre doações de órgãos de pessoas negras, não se pode afirmar categoricamente que, atualmente, as pessoas brancas são as que mais recebem esses órgãos.