Membro do Oscar comenta sobre Margot Robbie e Greta Gerwig serem esnobadas na premiação: “O máximo do patriarcado”
Atores de ‘Barbie’ se pronunciaram sobre a ausência das duas mulheres em categorias como Melhor Atriz e Melhor Diretor
Com os nomes de Margot Robbie e Greta Gerwig, de "Barbie", fora da lista de indicados ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Diretor, os fãs do filme e muitos internautas ficaram surpresos. Para um membro da Academia de Artes Cinematográficas e Ciências, a exclusão das duas é um claro exemplo de “o máximo do patriarcado”.
Margot Robbie conquistou uma indicação ao prêmio de Melhor Filme como produtora do projeto, enquanto Greta Gerwig foi reconhecida na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, compartilhando a indicação com seu marido, Noah Baumbach. Ryan Gosling foi indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação como Ken, Juntamente a isso, a atriz America Ferrera foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por seu desempenho como Gloria no filme.
“Fico triste que esse reconhecimento, que é tão merecido, tenha sido esnobado porque está errado em todos os níveis”, expressou a fonte à revista People. Ela ressalta que, em sua maioria, “cada categoria, cada ramo indica o seu ramo e todos votam para a votação final”, exceto no caso da categoria Melhor Fotografia, onde a decisão cabe a todos os membros.
De acordo com a fonte, a possível influência do tom cômico pode ter impactado a decisão das indicações. “As comédias tradicionalmente não vão bem na Academia. E este é um filme que, sim, foi uma comédia e arrecadou mais de US$ 1 bilhão. Como não dar crédito ao diretor?”, destacou o participante da Academia.
Sucesso mundial, “Barbie” tornou-se o filme de maior bilheteria do ano de 2023 e também da história da Warner Bros, somando mais de US$ 1,4 bilhão nos cinemas mundiais. Greta Gerwig é a primeira diretora a conseguir este marco.
A falta de indicações para Robbie e Gerwig também não agradou atores do elenco, que se pronunciaram. “Não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme celebrado mundialmente”, disse Ryan Gosling em nota postada por seu estilista no Instagram. O ator destacou ainda que nenhum reconhecimento seria possível para qualquer pessoa no filme sem o talento e garra delas.
Na rede social X, antigo Twitter, o ator Simu Liu, que interpreta o outro Ken, compartilhou os seus sentimentos. “Estar envolvido de uma forma pequena me deu uma ideia de quão duro Greta e Margot tiveram que lutar para fazer a Barbie e quão perfeitamente eles executaram. Juntos iniciaram um movimento, tocaram o mundo e revigoraram o cinema. Elas merecem tudo. Elas SÃO tudo”, escreveu.