Ministro Silvio Almeida se recusa a receber boneco de feto e é aplaudido de pé
"Eu vou ser pai agora, e eu sei muito bem o que significa isso", disse o Ministro, recusando de imediato o "presente" de Eduardo Girão
Na manhã desta segunda-feira (27), durante uma audiência na comissão de Direitos Humanos, o senador Eduardo Girão, filiado ao Partido Novo, tentou entregar uma réplica de um feto de 12 semanas, feito em plástico, ao ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.
Antes mesmo do Senador se aproximar, o ministro se recusou a receber a réplica e repudiou a atitude de Eduardo.
"Eu não quero receber isso por um motivo muito simples. Eu vou ser pai agora, e eu sei muito bem o que significa isso. Isso é pra mim uma performance que eu repudio profundamente. Com todo respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério que nós temos no país", disse Silvio Almeida.
Silvio chegou a afirmar que a atitude de Eduardo Girão é um escárnio. "Em nome da minha filha que vai nascer, eu me recuso a receber isso aí. Em nome da minha filha, não vou receber. Isso é um escárnio, não vou receber. Respeitando o seu cargo, eu não vou aceitar, eu sou um homem sério e acredito que o senhor também seja", concluiu.
“Eu me recuso a receber isso aí. Isso é uma performance que eu repudio profundamente. Em nome da minha filha. Isso é um escárnio sobre um problema sério que temos no país”, diz o ministro @silviolual, se recusando a receber a representação de um feto do senador Girão pic.twitter.com/aeELGbDSGS
— Jeff Nascimento (@jnascim) April 27, 2023
Ao recusar o presente e se manifestar contra a atitude do senador, Silvio foi aplaudido pelo público presente, que chegou a se levantar para aclamar a negativa do ministro. O senador pediu desculpas pelo episódio. "Se o senhor se sentiu ofendido, o meu objetivo não é esse. Eu peço desculpas", afirmou.
O boneco de plástico que representa um feto é usado normalmente por manifestantes contrários ao aborto. Eles o utilizam justificando que, nesta etapa do desenvolvimento, o embrião já poderia ser considerado um ser humano.