Morre aos 84 anos o professor Romeu Sassaki
Maior referência do Brasil em conteúdo sobre o universo da pessoa com deficiência, com mais de 60 anos de atuação, chamado de 'pai da inclusão', era professor, palestrante, escritor e consultor.
Morreu neste domingo, 18, aos 84 anos, o professor Romeu Kazumi Sassaki, maior referência do Brasil em conteúdo sobre o universo da pessoa com deficiência.
De acordo com as primeiras informações, ele faleceu em casa, em São Paulo. O corpo foi levado para o IML.
Formado em Serviço Social, Sassaki eta professor, palestrante, tradutor, escritor de diversos livros e artigos, com atuação em dezenas de instituições públicas e privadas.
Tinha especializações em reabilitação, educação inclusiva, emprego apoiado, legislação e a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com vivências em países como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha e Japão.
Ao longo de seis décadas, produziu um amplo material sobre acessibilidade em sete dimensões, adaptações razoáveis, altas habilidades, categorias e tipos de deficiência, defesa de direitos da população com deficiência, inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem, lazer e turismo, lei de cotas no mercado de trabalho, modelos médico e social da deficiência, terminologia na área das deficiências, transporte e mobilidade, além de muitas outras áreas.
Para compartilhar esse vasto conteúdo, em 2020, Romeu Sassaki criou o projeto 'Sociedade Inclusiva'.
"Neste projeto, irei compilar e republicar, com comentários atuais, variados textos que considero ainda significativos pelo valor histórico, pois demonstram a evolução dos temas", explicou o professor ao blog Vencer Limites.