Motorista e passageiros salvam mulher de tentativa de estupro em SP; vídeo
Suspeito agarrou a vítima e a ameaçou com um objeto cortante. Polícia tenta identificar e localizar o homem
Um motorista de ônibus e passageiros salvaram uma mulher, de 39 anos, de uma tentativa de estupro na Vila das Mercês, Zona Sul de São Paulo. Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento em que o suspeito agarra a vítima e tenta conduzi-la para outro lugar. O caso é investigado pela Polícia Civil.
As imagens tiveram repercussão nesta quarta-feira, 8, mas o caso ocorreu no dia 23 de outubro, por volta das 6h30, na Rua Dom Vilares. No vídeo é possível ver a vítima caminhando pela rua quando um homem de camiseta vermelha a agarra e a prensa contra a parede. A bolsa dela cai no chão. Logo atrás dos dois, vem o ônibus de prefixo 5 2103, da linha 574J/10 Metrô Conceição – Term. Vl. Carrão.
O motorista, identificado como Paulo Jorge de Souza, percebe a cena e observa. "A maneira que ele abordou ela, de um jeito violento”, contou ao site Diário do Transporte. Ele avisa que a bolsa está no chão, e vê que o homem coloca as mãos na cintura da mulher e desconfia da atitude.
Primeiro, o condutor do coletivo achou que se tratava de uma briga de casal, e continuou acompanhando os dois. "Eu achei muito estranho o jeito que ele estava conduzindo ela. Na primeira rua, uns 20 metros [do ponto de ônibus], ele entrou com ela. Eu puxei o carro, fiquei olhando e gritei para a moça perguntando se estava tudo bem, se ela precisava de ajuda", explica.
Nesse momento, a vítima fez sinal que sim, e então, ele abriu as portas do ônibus e avisou os passageiros que a mulher estava em apuros. Ele e outros ocupantes do ônibus desceram e abordaram o suspeito. As imagens mostram a vítima sendo levada para o veículo por uma mulher, enquanto o motorista e os passageiros abordam o possível estuprador.
Segundo Paulo, ele disse que a mulher era sua esposa, mas quando a vítima conseguiu contar, após se acalmar, relatou que o homem a agarrou e a obrigou a segui-lo. O suspeito seguiu pela rua. Depois da tentativa de estupro, o motorista a levou até próximo da delegacia para prestar queixa.
Em nota ao Terra, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo afirmou que a vítima relatou que o homem estava com um objeto cortante quando a abordou. O caso foi registrado como tentativa de estupro no 26°DP (Sacomã), onde é investigado para identificá-lo e localizá-lo.
A SPTrans também confirmou o caso e afirmou que repudia casos de assédio e violência contra a mulher dentro e fora dos ônibus municipais.