Mulher que aborta é mãe e tem religião: 13 dados sobre aborto que você nem imaginava
De acordo com a Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) de 2021, uma em cada sete mulheres, aos 40 anos, já realizou um aborto no Brasil
Hoje é celebrado o Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto e uma série de atos conduzidos por movimentos sociais devem acontecer em todo o país. Neste ano, as manifestações ganham ainda mais força por conta do início da votação da descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). Independentemente do resultado, há um ponto fundamental que não pode ser ignorado: afinal de contas, quem é a mulher que aborta hoje no Brasil? O perfil dessa mulher pode surpreender de conservadores a progressistas, segundo os dados dos últimos levantamentos.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) de 2021, entre as mulheres que abortam 81% professam alguma religião, sendo que mais de 70% delas são cristãs.
Ainda conforme o mesmo levantamento, mas conduzido em 2016, 67% das mulheres que relataram ter feito aborto já são mães.
A PNA de 2021 foi feita em novembro do mesmo ano, com 2 mil mulheres com idades de 18 a 39 anos em 125 municípios.
Outros dados que ajudam a traçar o perfil da mulher que aborta no Brasil são os seguintes:
- Uma uma em cada sete mulheres com idade próxima aos 40 anos já fez pelo menos um aborto no Brasil.
A Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) 2021 foi coordenada pela antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Débora Diniz; pelo professor visitante da Columbia University, Marcelo Medeiros; e pelo professor da Universidade Estadual do Piauí, Alberto Madeiro.