Mulher trans é eleita rainha do rodeio de cidade do interior de SP
Alessandra Aparecida Corrêa Joia tem 20 anos e recebeu 33,9% dos votos do concurso
A agente de saúde Alessandra Aparecida Corrêa Joia, de 20 anos, foi eleita a rainha do rodeio de Boa Esperança do Sul, cidade que fica no interior de São Paulo. A jovem, que é uma mulher trans, recebeu 33,9% dos votos do concurso.
"Meus amigos de trabalho me encorajaram. Falaram que eu tinha altura, beleza para poder participar, acabei me inscrevendo", disse Alessandra em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo na região.
Ela disputou a coroa com outras 16 mulheres entre 18 e 30 anos. Primeiro, elas passaram por uma avaliação de jurados do concurso 'Rainha e Princesa do BES Rodeo Show' e sete foram selecionadas. A etapa seguinte foi uma votação popular, realizada online durante dois dias.
Ao jornal, Alessandra contou que começou a transição há cerca de cinco anos. Ela afirmou que ficou feliz em ser eleita a rainha do rodeio e, ao mesmo tempo, foi "gratificante" ver que as pessoas estão "rompendo um pouco esse preconceito".
"É gratificante saber o carinho que as pessoas têm comigo. Eu acho que um pouco da minha história seja como exemplo e dê força para outras pessoas também se assumirem e não ter medo do preconceito", disse Alessandra.
O rodeio de Boa Esperança do Sul acontece entre os dias 20 e 22 de julho na cidade.