Mulher trans é espancada por grupo de homens ao sair do trabalho em BH
Vítima estava saindo de uma casa em que trabalha como faxineira quando foi alvo de xingamentos e agressões
Uma mulher trans, de 34 anos, foi espancada por pelo menos quatro homens em Belo Horizonte (MG) após sair do trabalho, em um condomínio no bairro São Cristóvão. Pessoas que estavam próximas do local filmaram as agressões e publicaram vídeos que repercutiram nas redes sociais nesta semana.
O caso aconteceu em 16 de dezembro, e foi registrado no último dia 19. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a vítima registrou a ocorrência de injúria na Delegacia Especializada, em Belo Horizonte, e a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os fatos relatados. As diligências para identificar os responsáveis ainda estão em andamento.
Segundo testemunhas publicaram nas redes sociais, a mulher saía do condomínio onde trabalha como faxineira quando começou a ser xingada pelos homens. Ela teria revidado e eles partiram para a agressão. Ela foi derrubada no chão e agredida com chutes, socos e puxões de cabelo.
Homofobia e transfobia são criminalizadas desde junho de 2019 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O preconceito contra pessoas homossexuais e transexuais se enquadram no crime de racismo, e a pena varia de um a três anos de reclusão e multa.
O vídeo abaixo contém imagens fortes.