Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Museu Afro Brasil: onde fica, ingressos e obras de arte

Saiba mais sobre um dos museus responsáveis pelo reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro

21 set 2023 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários
Veja mais detalhes sobre o Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo
Veja mais detalhes sobre o Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo
Foto: David Bautista / iStock

Quem decide estudar sobre a história do Brasil acaba percebendo a importância da cultura afro-brasileira na construção do país. Com uma população majoritariamente negra, saber valorizar e preservar essa narrativa é necessário. Para quem deseja mergulhar nesse legado, não há lugar melhor do que o Museu Afro Brasil.

Localizado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, o museu oferece um vasto acervo com mais de 8 mil obras para os visitantes. Em toda a exposição, é possível acompanhar a jornada da diáspora africana e entender como se deu a formação identitária brasileira.

Qual é a história do Museu Afro Brasil?

O museu foi inaugurado em 2004 no Pavilhão Manoel da Nóbrega para abrigar a coleção particular do diretor e curador Emanoel Araújo. Com peças do século XVIII até os dias atuais, é possível apreciar pinturas, esculturas, fotos e outros documentos etnológicos sobre a cultura africana e afro-brasileira.

As peças permitem entender o contexto do negro no Brasil ao longo da história: religião, trabalho, arte e escravidão, por exemplo. Mas também permite conhecer mais a fundo histórias como a de Zumbi dos Palmares, líder importante na luta contra o regime escravocrata.

Visando valorizar a história, o Museu Afro Brasil permite explorar não só a arte e artefatos históricos. Pelos corredores, é possível entender questões sociais e políticas, como a luta pela igualdade racial e a preservação de tradições que seguem vivas até hoje.

O que é possível encontrar no Museu Afro Brasil?

O Museu Afro Brasil é um verdadeiro tesouro cultural. Sua exposição de longa duração oferece uma experiência única para quem decide visitar o museu. Além disso, as instalações temporárias incentivam a reflexão sobre a luta contra o racismo.

Seu acervo é composto por coleções de artefatos históricos. Documentos, trajes tradicionais dos cultos afro-religiosos, instrumentos musicais e tantos outros itens que guardam a história e resistiram aos séculos.

É possível também participar de eventos, palestras e outras atividades educacionais promovidas pelo museu. A partir disso, os visitantes não só enriquecem seu repertório cultural, como também são convidados a compreender como essa história impacta até os dias atuais.

Como visitar?

Quem deseja visitar o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo pode fazer isso de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Nas quartas-feiras o acesso ao museu é gratuito e nos outros dias o valor da entrada é de R$15,00.

Estudantes, jovens que possuem ID Jovem, pessoas com mais de 60 anos e aposentados têm direito à meia-entrada. Existem outros grupos que têm gratuidade garantida. Os ingressos podem ser comprados online conforme a disponibilidade.

É possível chegar ao museu utilizando diversos modos de transporte, como ônibus, metrô ou carro. O Museu Afro Brasil está localizado no Parque Ibirapuera, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Aqui estão algumas opções de como chegar lá:

Metrô

Pegue a Linha 1 (azul) e desça na estação "Santa Cruz". Em seguida, faça a transferência para a Linha 5 (lilás) e siga até a estação "AACD-Servidor". Saia da estação e siga caminhando cerca de 17 minutos até o Parque Ibirapuera. 

Ônibus

Verifique as linhas de ônibus disponíveis na região que você está e procure por uma que vá em direção ao Parque Ibirapuera. Vale lembrar que a entrada mais próxima é o Portão 10, que fica em frente à Assembleia Legislativa. O prédio que abriga o museu pode ser visto logo na entrada.

Carro

Se você estiver dirigindo, pode utilizar um aplicativo de mapas, como o Google Maps, e inserir "Museu Afro Brasil" como destino. É possível estacionar no local.

Museu Afro Brasil está localizado dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo
Museu Afro Brasil está localizado dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo
Foto: Google Maps

A importância de preservar a cultura afro-brasileira

Os museus preservam e garantem a continuidade da tradição e da cultura afro-brasileira. Assim como o Museu Afro Brasil, existem outros espalhados pelo país, como a Casa do Benin, em Salvador, e o Museu do Negro, em São Luís. 

Visitar esses lugares e saber mais sobre a história do povo brasileiro é importante para conhecer mais sobre todos os cantos do Brasil e, principalmente, celebrar a rica herança deixada pelos africanos e seus descendentes.

Agora que você já sabe mais sobre o Museu Afro Brasil e conferiu esse review, reserve um tempo e vá conhecer o espaço e um pouco mais sobre a construção do Brasil. Acompanhe mais dicas sobre o mundo negro e muito mais na editoria NÓS!

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade