'Não faria isso por engajamento': Zé Longuinho fala sobre exposição do processo de transição
Influenciadora contou que está fazendo a transição de forma "autêntica" e não se abala com as críticas
Zé Longuinho, influenciadora digital de 23 anos, passou por uma cirurgia de feminização facial no último dia 11, um marco em sua jornada de transição de gênero. Porém, o que tem gerado discussões nas redes sociais não é apenas a mudança física da jovem, mas a forma como escolheu compartilhar cada etapa dessa transição com seus seguidores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Zé, que assumiu ser uma mulher trans em janeiro, afirma que seu processo de transição é genuíno, mas que, ao longo da trajetória, tem enfrentado críticas, especialmente por aqueles que questionam suas motivações para compartilhar tudo nas redes sociais.
A influenciadora, que ficou famosa no TikTok mostrando treinos intensos e exibindo seu corpo, afirma que sua transição não tem o objetivo de gerar engajamento ou atenção, mas sim de ser fiel à sua verdade e se sentir realizada em sua identidade.
“Tem mil outras formas de você engajar o seu perfil sem precisar passar por tudo isso”, diz Zé ao Splash, explicando que a decisão de compartilhar sua transição foi uma extensão natural de sua vida digital. “Eu sempre mostrei minha vida toda na internet, sempre fiz um show com tudo que eu vivia. Então, com a transição, não seria diferente."
Para ela, sua transição é uma forma de autoconhecimento e afirmação de identidade, e o fato de ser aberta sobre isso não diminui a importância e a seriedade do processo. "Eu estou fazendo porque, realmente, sou uma mulher trans. Sei a minha verdade, o que estou fazendo, o que sou", defende.
A influenciadora faz questão de destacar que sua transição é genuína e que a exposição nas redes sociais faz parte de sua trajetória de vida. "Eu nunca faria uma transição de gênero por engajamento. Eu sei o que estou passando, sei a dificuldade e a intensidade disso. Não estou fazendo isso para aparecer, mas para me sentir bem comigo mesma", esclarece.