Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não haverá restrição ao hijab na vila dos atletas para Jogos de Paris 2024, diz COI

"Não há restrições ao uso do hijab ou de qualquer outro traje religioso ou cultural", afirmou porta-voz

29 set 2023 - 09h40
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
As atletas podem usar o hijab na vila dos atletas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 sem nenhuma restrição
As atletas podem usar o hijab na vila dos atletas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 sem nenhuma restrição
Foto: REUTERS/Stephane Mahe

As atletas podem usar o hijab na vila dos atletas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 sem nenhuma restrição, disse o Comitê Olímpico Internacional nesta sexta-feira, dias depois que a ministra dos Esportes da França proibiu o uso do hijab pelas atletas do país anfitrião.

O órgão olímpico também afirmou que precisava entender melhor a situação na França e que havia entrado em contato com o Comitê Olímpico Francês (CNOSF).

A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, disse no domingo que as atletas franceses não poderão usar o hijab durante os Jogos de Paris para respeitar os princípios do secularismo.

"Para a Vila Olímpica, as regras do COI se aplicam", disse um porta-voz do COI. "Não há restrições ao uso do hijab ou de qualquer outro traje religioso ou cultural."

A grande maioria dos cerca de 10.000 atletas nos Jogos Olímpicos fica em apartamentos na Vila Olímpica e compartilha espaços comuns, incluindo refeitórios e áreas de recreação.

"Quando se trata de competições, aplicam-se os regulamentos estabelecidos pela federação internacional relevante", disse o porta-voz do COI.

Quem é a jogadora do Marrocos que usa hijab em campo Quem é a jogadora do Marrocos que usa hijab em campo

As competições esportivas nas Olimpíadas são organizadas e supervisionadas pelas federações esportivas internacionais individuais.

Há 32 esportes no programa dos Jogos de Paris.

"Como esse regulamento francês se refere apenas aos membros da equipe francesa, estamos em contato com a CNOSF para entender melhor a situação de atletas franceses", disse o porta-voz.

Lar de uma das maiores minorias muçulmanas da Europa, a França implementou leis destinadas a proteger sua forma rígida de secularismo, conhecida como "laicidade", que o presidente Emmanuel Macron disse estar sob ameaça do islamismo.

Algumas associações de muçulmanos e grupos de direitos humanos alegam que essas leis têm como alvo os muçulmanos, reduziram as proteções democráticas e os deixaram vulneráveis a abusos.

A decisão francesa de impedir que suas atletas usem o hijab foi criticada pelo escritório de direitos humanos das Nações Unidas nesta semana.

Paris sediará os Jogos Olímpicos de 26 de julho a 11 de agosto do próximo ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade