Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nobel da Paz para ativista Mohammadi destaca coragem das mulheres iranianas, diz ONU

Ativista Narges Mohammadi está presa por lutar pelos direitos das mulheres

6 out 2023 - 08h04
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Nobel da Paz foi concedido para Narges Mohammadi, iraniana presa por lutar pelos direitos das mulheres
Nobel da Paz foi concedido para Narges Mohammadi, iraniana presa por lutar pelos direitos das mulheres
Foto: Divulgação/X/@NobelPrize / Estadão

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) disse nesta sexta-feira que a concessão do Prêmio Nobel da Paz à ativista Narges Mohammadi, que está presa, destacou a coragem e a determinação das mulheres iranianas.

"Temos visto coragem e determinação delas diante de represálias, intimidação, violência e detenção", disse a porta-voz do ACNUDH, Elizabeth Throssell, a repórteres em Genebra.

"Elas têm sido assediadas pelo que vestem ou deixam de vestir. Há medidas legais, sociais e econômicas cada vez mais rigorosas contra elas. Isso realmente é algo que destaca a coragem e a determinação das mulheres do Irã e como elas são uma inspiração para o mundo."

Throssell também reiterou os pedidos de libertação de Mohammadi, uma das principais ativistas do Irã que fez campanha pelos direitos das mulheres e pela abolição da pena de morte. Ela está cumprindo uma sentença de 12 anos de prisão.

"Nós e outros parceiros do sistema de direitos humanos da ONU pedimos repetidamente sua libertação", afirmou Throssell à Reuters.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade