Novo ângulo mostra dirigente se pendurando em jogadora da Espanha antes de beijo
Luis Rubiales foi afastado do comando da Federação pelo Comitê Disciplinar da FIFA
Um novo ângulo do vídeo que mostra Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, beijando a meia Jenni Hermoso na boca durante comemoração pela conquista do título da Copa do Mundo Feminina mostra o mandatário se pendurando na camisa 10 antes de beijar a jogadora sem consentimento.
No último sábado, 26, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, anunciou a suspensão provisória de Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em âmbito nacional e internacional.
Na última semana, 11 membros da comissão técnica da seleção espanhola feminina entregaram os seus cargos em protesto contra o mandatário. Além deles, atletas e personalidades do país declararam apoio a Hermoso. Mais de 80 jogadoras afirmaram que não atenderão a futuras convocações para a seleção caso Rubiales permaneça no cargo.
Os dirigentes das federações territoriais, convocados pelo presidente interino da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Rocha, pediram nessa segunda a demissão de Rubiales, após o afastamento da presidência da entidade.
“Após os últimos acontecimentos e os comportamentos inaceitáveis que prejudicaram gravemente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que Luis Rubiales apresente imediatamente a sua demissão do cargo de presidente da RFEF”, dizia o comunicado da Federação.
A reunião de urgência foi solicitada para trabalhar nos desdobramentos do caso Rubiales e buscar “uma reestruturação orgânica profunda e iminente em posições estratégicas da Federação para abrir caminho a uma nova etapa de gestão no futebol espanhol”.
Diversas personalidades do meio esportivo demonstraram indignação com o caso e posicionaram em apoio à Jenni Hermoso. O técnico e ex-jogador Xavi Hernandez, do Barcelona, e o jogador Andrés Iniesta, além de clubes do Campeonato Espanhol e até pessoas de fora do futebol têm condenado o beijo forçado e a postura de Luis Rubiales.