Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Nyad": quem é a mulher de 64 anos que nadou por 52 horas seguidas, de Cuba até os EUA

Filme inspirado em livro de memórias da nadadora foi lançado pela Netflix, rendendo duas indicações ao Oscar para as atrizes da produção

30 jan 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Após outras quatro tentativas, Diana Nyad completou o percurso de Havana até Key West no dia 2 de setembro de 2013
Após outras quatro tentativas, Diana Nyad completou o percurso de Havana até Key West no dia 2 de setembro de 2013
Foto: Reprodução: Instagram/diananyad

Nadadora e escritora best-seller, Diana Nyad fez história ao nadar de Havana, em Cuba, até Key West, na Flórida, Estados Unidos, aos 64 anos. Percorrendo uma distância de 177 km em 52 horas e 54 minutos, a atleta nadou em mar aberto sem a utilização de uma gaiola protetora. Atualmente, a nadadora tem 74 anos.

No ano de 1970, Diana ganhou destaque ao ser reconhecida como a principal nadadora de longa distância do mundo. Ela colecionava conquistas, como o recorde de natação ao redor da ilha de Manhattan. Em 1979, a nadadora completou o percurso de 164 km, partindo de Bimini, Bahamas, até a Flórida, em 27 horas.

Quem é a primeira surfista trans profissional Quem é a primeira surfista trans profissional

Autora do best-seller “Find a Way”, Diana contou em seu livro de memórias relatos sobre medo, paixões e a importância de nunca desistir. A obra inspirou o filme “Nyad”, estrelado por Annette Bening e Jodie Foster, que rendeu indicações ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante para as atrizes respectivamente. 

Aos 30 anos, Diana Nyad encerrou sua carreira na natação competitiva e dedicou as três décadas seguintes ao trabalho como radialista esportiva e jornalista. No entanto, em 2011, ela decidiu deixar a aposentadoria e embarcou em uma jornada para realizar o feito de nadar de Cuba à Flórida, um objetivo que exigiu várias tentativas até ser alcançado. 

Tentativas

Quando tinha 28 anos, em 1978, Diana fez sua primeira tentativa de completar o percurso, mas enfrentou desafios como ondas altas e ventos fortes, que dificultaram sua jornada. Aos 60 anos, em 2010, iniciou sua preparação para realizar o percurso novamente. No dia 7 de agosto de 2011, durante a segunda tentativa, enfrentou novamente problemas ambientais.

Um mês depois, em 23 de setembro, Diana fez sua terceira tentativa, mas teve que interrompê-la depois de 41 horas devido a graves picadas de águas-vivas. Em 18 de agosto de 2012, Nyad voltou para Havana para sua quarta tentativa, mas novamente não conseguiu concluir o percurso por causa de tempestades, ameaças de tubarões e águas-vivas.

No entanto, em sua quinta tentativa, em 31 de agosto de 2013, Diana Nyad finalmente alcançou seu objetivo, completando o percurso após 35 anos desde sua primeira tentativa. Ela chegou no destino final da travessia em 2 de setembro de 2013. 

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade