O que é "desfem"? Conheça termo da comunidade lésbica
Expressão busca desconstruir e desafiar padrões de gênero e se refere às mulheres que não performam feminilidade
Por muito tempo termos considerados pejorativos - como sapatão, fancha e caminhoneira - foram usados para estigmatizar as mulheres lésbicas. Com o ativismo cada vez mais presente e fortalecido, o movimento lésbico foi se apropriando de algumas expressões e ressignificando-as ao longo dos anos. E não só isso: também encontrando outras ideias de linguagem para afirmar identidades e posicionamentos, como "desfem".
"Desfem" é a abreviação da palavra "desfeminilizada", que serve para se referir às lésbicas que desafiam os padrões de gênero e o conceito de feminilidade impostos pela sociedade patriarcal e machista.
É, ainda, uma nomenclatura preferível às chamadas "bofes" ou "bofinhos", ou seja, lésbicas que não querem performar feminilidade.
Embora algumas ostentem fios longos, a maioria das lésbicas "desfem" tem cabelos bem curtos e usam roupas largas - os trajes, aliás, são o principal marcador identitário. Com um estilo mais despojado, elas usam pouca ou nenhuma maquiagem e também não costumam pintar as unhas ou deixá-las compridas.
É um visual que, na essência, não tem nada a ver com o ideal e feminilidade esperado da mulher na sociedade. Não se trata de se "parecer" com um homem, mas de escolher um visual livre de símbolos tidos culturalmente como femininos, como as roupas mais ajustadas ao corpo.
É válido ressaltar que, embora não seja tão comum, mulheres heterossexuais e bissexuais também podem ser "desfem", já que a representação tem mais a ver com expressão de gênero do que com orientação sexual.