O que se sabe sobre a suposta acusação de estupro envolvendo o jogador Mbappé
Jogador negou a acusação no dia 14 de outubro, alegando ser uma notícia falsa, mas, desde então, o caso já teve atualizações
Após a notícia de que a polícia sueca estaria investigando um estupro, a mídia local afirmou que o jogador de futebol Mbappé seria o suspeito do caso. Apesar das autoridades não citarem nomes, os veículos “Expressen” e “Aftonbladet” afirmaram que o francês estava envolvido.
Na mesma semana, no dia 14 de outubro, o atacante se pronunciou dizendo que a notícia se tratava de uma “fake news”. “Está ficando tão previsível, um dia antes da audiência, como se fosse por acaso", escreveu no X. A audiência citada por Mbappé é de uma pendência financeira que o jogador está resolvendo legalmente com o time Paris Saint-Germain.
A mídia sueca ligou o jogador ao caso após ele passar alguns dias de folga em Estocolmo. De acordo com o Ministério Público da Suíça, o estupro teria acontecido no dia 10 de outubro em um hotel.
Defesa
Segundo a advogada do atacante, Marie-Alix Canu-Bernard, as alegações eram um "linchamento midiático", conforme dito em entrevista ao canal francês “TF1”.
"Falam que foi registrada uma queixa, mas, neste momento, nem sabemos contra quem. Uma queixa não prova a verdade, não prova nada. E, mais uma vez, nem sei se a queixa é contra ele. Em nenhum momento ele esteve sozinho à noite em Estocolmo. Ele não esteve em nenhuma situação que pudesse colocá-lo em risco. Isso descarta completamente a possibilidade de ele ter cometido qualquer ato ilegal", acrescentou.
De acordo com as informações do jornal francês "France 24", a advogada declarou que o jogador do Real Madrid ficou chocado com a acusação da mídia e preferiu não perder os treinos.
“Ele pediu ao meu escritório para não deixar as coisas como estão, porque é impossível se deixar caluniar e difamar dessa maneira. Esta é a razão pela qual vamos apresentar uma queixa por difamação”, disse a advogada.
Sexo consensual
Na última quinta-feira, 17, os jornais "Le Parisien" e "RMC Sport" relataram que Mbappé teve uma relação consensual com uma mulher quando esteve em Estocolmo. O jogador também teria trocado mensagens com a jovem após ela sair do hotel em que ele estava hospedado.
Segundo os jornais, as mensagens eram “positivas”, descartando a jovem como a possível denunciante. Mesmo que o jogador e a defesa estejam tranquilos quanto à sua inocência, Marie-Alix Canu-Bernard comentou que a alegação teve efeitos negativos no psicológico de Mbappé.
"Ele tem apenas 25 anos. Mesmo que a gente não saiba se a denúncia está realmente dirigida contra ele, os meios de comunicação não têm dúvida em afirmar que é contra ele. A partir daí, se torna complicado conviver com isso", declarou a advogada.
Apoio
Em meio À polêmica, Mbappé foi anunciado pelo Real Madrid como o vencedor do prêmio “Jogador Cinco Estrelas Mahou” de setembro, organizado pela empresa de cerveja Mahou.
Nos comentários da postagem, fãs do jogador e do time prestaram apoio. “Nós ainda acreditamos em você... Em breve veremos a sua melhor versão”, escreveu um seguidor. “Precisamos apoiá-lo em tempos difíceis como este, não falando sobre seu desempenho, mas falando sobre a imprensa francesa”, disse outro internauta.
Investigação
Em entrevista ao jornal Le Parisien, o advogado da Ordem dos Advogados da Suécia, Me Dahlrot Cabouillet, relatou que Mbappé pode ser chamado para prestar depoimento à polícia sueca, mesmo que de forma remota.
No entanto, caso não aconteça o arquivamento do caso, o jogador provavelmente terá que comparecer a uma audiência no país. Se as investigações seguirem esse rumo e Mbappé não obedecer ao pedido, a Justiça da Suécia poderia emitir um mandado de detenção que estaria válido em toda a região da Europa.