Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Clara Moneke sai maior após tentativa de cancelamento

Atriz de "Vai na Fé" tem falas antigas expostas, é enaltecida e frustra haters

17 ago 2023 - 11h29
(atualizado em 26/10/2023 às 09h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A atriz Clara Moneke foi alvo de um 'exposed' (termo em inglês usado quando se expõe algo ou uma pessoa) no Twitter nesta semana. Tudo começou quando fãs de Anitta chamaram a atriz de hipócrita por postar uma foto com a cantora, sendo que há três anos Clara fez uma postagem em sua rede social dizendo: “anitta oh racistinha desgraçada”. Após a repercussão, Clara apagou a mensagem antiga e seguiu a vida.

Depois desse episódio com Anitta, uma galera foi atrás de mais postagens antigas da protagonista (eleita por mim) de "Vai na Fé", novela da Globo que terminou na última semana. Dessa vez, resgataram uma postagem em que ela fala que “feminismo é meu pau de camisola” e divulgaram o tweet com a seguinte frase: “Salvando esse print pra usar nos próximos realitys que comentar e pedirem empatia com mulher”. Algumas pessoas criticaram a fala de Clara sobre sororidade, outras opinaram que ela é de direita e até gente falando que a apontar a diferença racial enfraquece a questão de gênero.

Essas exposições que internautas fizeram com Clara não surtiram os efeitos desejados. Primeiro porque algumas pessoas lembraram que Anitta já foi acusada de blackfishing, ou afroconveniência, pelo de que quando ela grava clipe na favela aparece mais bronzeada, de trança e hiperssexualizada, mas, no dia a dia e em outras produções, tem uma estética totalmente diferente, sobretudo ao que tange pele e cabelo.

Já na questão do feminismo, no próprio post que tentam expor Clara, várias mulheres concordam com ela, mas não no sentido de mitigar a questão de gênero e, sim, apontando como o feminismo branco ignorou durante décadas as demandas de mulheres negras, como bem pontua a autora, teórica feminista e ativista antirracista bell hooks: “Enquanto mulheres estiverem usando raça ou classe para dominar outras mulheres, a irmandade feminista não pode acontecer por completo.”

Não parou por aí, não. Outros tweets “polêmicos” foram trazidos à tona, porém, ao invés de trazer hate para ela, o que ocorreu é que muita gente começou a se identificar com o jeito da atriz. Tinha tweet falando da defasagem do transporte público, chamando racista de “branca doida”, criticando afrocentrados que não ajudam a mãe no dia a dia, defendendo o samba, fazendo chacota de como mulher são prestativas mesmo doentes, enquanto homens ficam inúteis, chamando apresentador com histórico de falar bobagem de idiota, brincando sobre palmitagem, dizendo que pardo é papel e o melhor de todos: “mona, pelo SUS eu tomo bala de borracha até o c* spray de pimenta é perfume”.

Apesar do texto ter uma pegada mais divertida e jocosa, a verdade é que uma mulher negra retinta, tento holofotes voltados para ela, roubando a cena na novela e inspirando outras mulheres causa repulsa em muita gente. Gente essa que acha que esse espaço de destaque ocupado pela negra Clara Moneke deveria ser de outra pessoa. Não há inocência por trás de 'exposeds' como esses. Quem abraçou a Clara nessas situações, foram pessoas que de fato curtiram o trabalho dela na novela, gostou do que ela disse, viu verdade na atriz, mas também teve uma galera que correu para suavizar o ocorrido porque sabe como a internet é mais visceral para cancelar pessoas negras. 

É provável que esta não seja a única vez. Sempre terá gente esperando um erro mínimo de pessoas como a Clara para colocarem para fora todo seu racismo e inveja de ver pessoas negras chegando em lugares que essas mesmas pessoas gostariam de estar.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade