Melhor estratégia para um camarote negro no BBB23 é ser planta
O racismo não permite erro da pessoa negra, logo um equívoco no jogo pode custar mais do que o prêmio do programa
Mais um dia de eliminação e mais uma pessoa negra deixa a casa do BBB23. Dessa vez foi a miss Alemanha Domitila Barros. Durante a entrevista com eliminado, Domi, apenas para os íntimos, deu um show de carisma, oratória e conhecimento sobre questões sociais. Falou sobre seus erros, seus projetos sociais e bateu um papo emocionante com Dr. Fred. Esse pouquíssimo tempo de tela fora da casa já fez muita gente especular sobre o ótimo pós-BBB da sister e, como o comparativo sempre existe nesses casos, o nome da Bruna Griphao surgiu e uma galera falou sobre como o pós dela tende a ser ruim.
Uma das mensagens que li dizia: “Mal posso esperar pra ver o pós de Bruna Griphao, onde veremos ela interpretando a mulher que joga pedra em Maria Madalena 4 na rede record”. Fiquei surpreso com a expectativa da galera, porque, sinceramente, vejo ela com um bom pós. Não a vejo deixando de permear o elenco da Globo, deixando de participar dos programas da casa, tão pouco sendo cobrada pelos seus comportamentos.
Essa reflexão sobre Griphao me fez espelhar e começar a refletir sobre os camarotes negros nas edições do BBB. Nessa reflexão me veio que o único camarote negro que teve participação ativa no jogo e teve um ótimo pós foi o Babu. Algumas pessoas podem achar que o Lucas Penteado poderia estar na lista, mas a situação dele foi muito específica. Não à toa, de lá para cá, ele já perdeu mais de 3 milhões de seguidores. Outra galera pode falar do PA, do DG e da Lina, que eu gosto muito, principalmente Lina e DG, mas sejamos sinceros, eles, por mais carisma que tivessem, tinham aquela gana pelo game.
Quando pensamos em Brunna Gonçalves, Camilla de Lucas, Pocah, Marvvila, Gabriel Santana e os que citei acima, vemos que para pessoas negras serem vistas como planta é uma estratégia interessante. A verdade é que o BBB21 já tinha nos atentando sobre isso. O que foi feito com Karol Conka foi uma das coisas mais terríveis da história da TV brasileira. O público convenientemente esquece que até o filho dela sofreu ameaças. Projota foi outro que caiu no limbo, Nego Di, por mais que não concorde com 99% do que ele fala, teve um cancelamento que brancos que fizeram coisas similares a ele não sofreram.
Ter um ótimo pós não pode ser analisado com base na bolha de que fazemos parte, inclusive acredito que o dinheiro e a fama vêm quando o participante consegue aceitação geral. É por isso que, dentre todos do BBB23, o que mais me preocupa nesse sentido é o Nicácio que, apesar de para muitos ter sido o protagonista do reality, foi o que levantou a bandeira da questão racial e até charge comparando ele com Hitler fizeram. O que nos mostra que pessoas negras nem precisam errar para que questionamentos sejam feitos sobre ela.
O privilégio branco não é apenas sobre a questão de renda. Quando a Sarah foi chamada de baixa pela Bruna, o que ela disse? Que seria baixa se agisse como ela. Algo similar foi dito pela Domitilla quando via a galera branca colocando dedo na cara, xingando e se exaltando. Isso porque pessoas negras são colocadas em caixas e não têm nem o direito de levantar a palavra. Quando Sarah discutiu com Fred Desimpedidos e ele a mandou tirar o dedo da cara dele, não apareceu ninguém para falar “ou quê?”, diferente da situação do Black com a Bruna.
Se já julguei algum camarote negro por ser planta, me desculpo aqui. Me desculpo por achar que você tem que corresponder à minha expectativa, me desculpo por querer que você se exponha no país mais racista com a população negra do mundo e me desculpo também por ter sido inocente em não perceber que vocês tiveram a conduta mais assertiva para que não sofressem danos na carreira. Pode até não ter sido de maneira consciente, mas há uma grande chance dessas pessoas serem “plantas” justamente por, ao longo da sua vida, terem sofrido retaliações todas as vezes que eram um pouco mais incisivas.
Por questões como essas que muitos artistas negros preferem não ir para o BBB, principalmente os que têm um letramento racial mais maduro. Eles sabem que enquanto estiverem indo de acordo com a expectativa alheia, serão tolerados, mas não favoritos. E na primeira quebra de expectativa serão cancelados e jamais acolhidos. Talvez por isso tivemos tão poucos camarotes negros de grande expressão.