Auto descrição no BBB: o começo de uma nova era, uma porta se abrindo para a inclusão
Saber como são os participantes que estavam falando neste primeiro dia do reality me fez sentir incluída
Você sabia que o MC Guimê tem tatuagem na pálpebra? Pois bem, eu não! Sempre tive dificuldades de assistir a realitys nos primeiros dias. São muitas pessoas, muitas vozes desconhecidas, todo mundo falando ao mesmo tempo e quase nenhuma referência que me fizesse compreender quem é quem e quem está falando.
Aí rolava uma preguiça e, além disso, eu precisava estar sempre acompanhada para conseguir entender o que se passava. Ontem resolvi dar uma espiadinha no que rolava no primeiro dia de Big Brother Brasil e, para minha surpresa, me deparei com os participantes se auto descrevendo em suas primeiras apresentações.
Ainda há muito a se fazer, muitas são as faltas e ausências, porém, não posso deixar de reconhecer que fez diferença para mim e deve ter feito para algumas outras pessoas saber como são os participantes que estavam falando neste primeiro dia do reality. De alguma forma, me senti incluída.
Espero que esse exemplo seja levado adiante, não somente neste dia de estreia mas em muitas outras situações, como nas festas temáticas, por exemplo, e que outros programas de TV também comecem com esse pequeno gesto que, com certeza, faz uma diferença enorme pra muita gente. Isso é inclusão!