EA Sports FC 24 muda patamar do futebol feminino nos games
Antigo FIFA será oficialmente lançado nesta sexta-feira (29) e tem importante abertura para as jogadoras e ligas da modalidade
Trinta anos separam o primeiro FIFA do EA Sports FC 24. O tradicional e amado jogo de futebol virtual ganhou uma cara nova nesta sexta-feira (29) e traz importantes mudanças para a atualizada interface do game. Além do nome, um dos pontos mais significativos é o maior espaço para o futebol feminino.
Dentre as novidades mais comentadas da nova atualização está a possibilidade de criar equipes mistas com a participação de jogadores e jogadoras num mesmo campo na modalidade Ultimate Team, além de trazer a maior adição de atletas já feita em um único ano e disponibilizar as principais ligas femininas ao game, o que só melhora as possibilidades de criar times excepcionais e evidenciar a expertise das melhores jogadoras da atualidade.
O futebol feminino está presente nos games desde o Fifa 16 e, hoje, nomes como Sam Kerr, Alexia Putellas, Aitana Bonmatí e as brasileiras Marta e Debinha são algumas das muitas atletas de alto nível que agregam como boas opções de entrosamento aos demais jogadores, que podem e vão ajudar muito na construção de um elenco para bater de frente nos modos competitivos.
Alexia Putellas, eleita duas vezes melhor jogadora do mundo, estreia no EA Sports FC 24 com um overhall (atributos que definem pontos fortes e fracos dos jogadores dentro de campo) maior que o atual campeão da Copa do Mundo de 2022 Lionel Messi. O argentino conta com um OVR 90 enquanto que Putellas chega com um impressionante OVR 91. Isso só mostra que, além da maior visibilidade que a Copa do Mundo feminina trouxe para o futebol este ano, ressalta a habilidade das jogadoras e incentiva a igualdade de oportunidades no esporte.
Representatividade e liberdade de escolha
A inserção das jogadoras no game impulsiona o interesse pelo futebol feminino influenciando os amantes de futebol a darem mais atenção às ligas femininas, e principalmente, significa que mais pessoas, incluindo jovens jogadoras em potencial, terão a chance de se identificar com suas heroínas esportivas e se sentirem representadas, jogando com elas e sendo elas por um momento.
Podemos ainda estar um pouco longe de chegar a uma igualdade entre os times masculinos e femininos, mas poder escolher jogar com Marta mostra que meninas e mulheres podem competir em pé de igualdade com os homens, tanto no âmbito virtual quanto no real, e conquistar reconhecimento em esportes tradicionalmente dominados por eles.
Vale ressaltar que essa também é uma oportunidade para que homens possam aprender mais sobre o futebol feminino e as questões de gênero no esporte.
Mas nem tudo são flores e não podemos deixar de falar que EA Sports FC 24 não possui nenhum time brasileiro e será a primeira edição, desde Fifa 96, sem o Brasil. Em Fifa 22 a seleção canarinho já apareceu sem os atletas reais e a seleção brasileira feminina chegou a lançar o movimento #BotaElasnoJogo devido às personagens aparecerem com alcunhas e nomes fictícios. Será que o país do futebol merece ser apagado da maior vitrine de futebol nos games?
Pois bem, a partir de agora, que vejamos cada vez mais jogadoras brilhando no EA Sports FC 24 e se tornando opções requisitadas no game. Será que num futuro próximo podemos sonhar com Alexia Putellas, Sam Kerr ou até Salma Paralluelo estrelando na capa? Quem sabe...