Após 'blackface', Prime Video se pronuncia sobre expulsão em 'Caravana das Drags'
Participante Chandelly Kidman foi expulsa na semana passada, mas serviço de streaming ainda não havia se pronunciado sobre o caso
Uma semana após a desclassificação de Chandelly Kidman do Caravana das Drags, a Amazon Prime Video resolveu voltar atrás sobre sua decisão de não se pronunciar sobre o caso. Em comunicado publicado nas redes sociais, a plataforma afirmou que não tolera ações, declarações ou opiniões preconceituosas.
Por esse motivo, disse o Prime Video, a participante foi desclassificada do programa. A empresa ainda afirmou que não iria mostrar cenas que não correspondessem aos seus princípios.
"'Caravana das Drags' é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira. O Prime Video não tolera ações, declarações ou opiniões racistas, transfóbicas, homofóbicas e discriminatórias e desencoraja quaisquer ações ou opiniões que possam ser entendidas dessa maneira", diz trecho do comunicado.
Que escolha editorial horrível #CaravanaDasDrags, se houve blackface o público tinha que saber, isso tinha que ser comentador de forma correta dentro do programa, entendo que foi uma forma de “proteger” a participante de um hate, porém jogar indiretas durante o resto do + pic.twitter.com/XmUIm0TuNH
— enzo (@enzod_m) May 5, 2023
Caravana das Drags é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira. pic.twitter.com/wUeapA3rae
— Prime Video Brasil (@PrimeVideoBR) May 12, 2023
O texto, que não revela o motivo específico por trás da expulsão, levantou especulações de fãs do programa. Segundo rumores, o motivo seria "blackface", prática considerada racista na qual pessoas brancas "pintam" a pele para fazer referência a pessoas negras.
Entenda o caso
No sexto episódio da competição, gravado em Fortaleza, Ceará, as participantes precisaram interpretar uma história de cordel. Chandelly se destacou e saiu vencedora do desafio. No entanto, no dia seguinte, Ikaro Kadoshi, responsável por comandar o programa ao lado de Xuxa, comunicou às outras participantes que ela havia sido desclassificada de Caravana das Drags, mas não entrou em detalhes.
Nas cenas que foram ao ar, a participante aparece com um look todo prateado, incluindo sua maquiagem. Entretanto, nas redes sociais, os fãs do programa divulgaram uma imagem de bastidores em que Chandelly aparece diferente, com o rosto coberto por maquiagem preta, o que levantou especulações sobre a prática de 'blackface'.
Antes do episódio, Chandelly já havia sido alertada por outros participantes sobre a possibilidade de ser mal interpretada pela utilização de "apropriações culturais" para montar sua drag. Ainda de acordo com os usuários, os alertas teriam colaborado para a expulsão da participante.