Copa do Mundo Feminina: conheça as jogadoras LGBTQIA+ da seleção
Marta, Debinha e Andressa são algumas jogadoras que assumiram abertamente a homossexualidade
No dia 27 de junho, foi divulgada a lista das 23 jogadoras convocadas para representar o Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023, que acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Nova Zelândia e Austrália. Dentre elas, algumas são assumidamente LGBTQIA+. Confira quem são essas jogadoras:
Letícia Izidoro
A goleira do Corinthians de 28 anos é lésbica e já namorou com a goleira Mariana Dantas. Letícia entrou para o seu primeiro clube de futebol aos 16 anos e teve muito destaque na Libertadores de 2017, onde fez defensas importantes.
Bárbara do Monte Barbosa
Goleira do Flamengo desde outubro de 2022, Bárbara, de 34 anos, também é lésbica. Ela já jogou em clubes da Alemanha e Suécia e estuda Enfermagem na UNIARP, em Santa Catarina. Bárbara participou dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e sua defesa levou a Seleção Brasileira às semifinais.
Andressa Alves
Jogando pela Roma, Andressa, de 30 anos, é casada com a ex-jogadora de futebol Fran desde 2020. Ela foi a primeira brasileira a ser contratada pelo Barcelona, onde foi bicampeã da Copa da Rainha em 2017 e 2018. Um dia depois da sua convocação, Andressa foi anunciada como reforço no Houston Dash, time dos Estados Unidos.
Debinha
Lésbica assumida, a jogadora de 31 anos namora a também jogadora Meredith Speck, do North Carolina Courage, dos Estados Unidos. Debinha fez sua estreia na Seleção Brasileira de Futebol Feminino em 2011 e, este ano, anunciou seu contrato de dois anos com o Kansas City Current.
Marta da Silva
A jogadora de 37 anos completou um ano de namoro com Carrie Lawrence, sua parceira de time do Orlando Pride. Marta é a jogadora mais conhecida da Seleção Brasileira e já ganhou o prêmio de melhor jogadora do mundo seis vezes.
Tamires Dias
Tamires, de 35 anos, revelou em agosto de 2022 seu relacionamento com a cantora Gabi Fernandes. Atualmente no Corinthians, ela vai participar de sua terceira Copa do Mundo.
Kathellen Sousa
A jogadora de 26 anos do Real Madrid namora a jogadora Fernanda Palermo, que também já jogou na Seleção Brasileira. Desde agosto de 2022 no Real Madrid, Kathellen jogou pela primeira vez na seleção feminina em 2018.
Lauren Leal
Lauren, de 20 anos, é jogadora do Madrid CFF e namora a também jogadora Mileninha, do Sport Club Internacional. Ela representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-2020 de 20 e estreou como sênior em setembro de 2021.
Pia Sundhagen
A treinadora da Seleção tem 63 anos e é lésbica. Natural da Suécia, Pia já atuou como atacante, meia e defensora em vários clubes. Ela foi eleita a melhor técnica do futebol feminino no mundo em 2012.