Deputado que compara crianças trans com 'gatos veganos' propõe PL contra eventos LGBTQIA+
Projeto de Lei quer proibir o uso de verba pública para eventos como a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
Após comparar crianças trans em processo de transição com 'gatos veganos', o deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União), vice-líder do governo Tarcísio Freitas (Republicanos), apresentou projeto de lei cuja proposta é proibir o uso de verba pública para eventos LGBTQIA+.
O projeto de lei de Zacarias diz que é vedada "a destinação de qualquer tipo de verba pública, seja diretamente ou por meio de incentivos, pela administração direta ou indireta, a qualquer tipo de reunião pública que tenha por objetivo: I - defender qualquer tipo de comportamento sexual; II - reivindicar qualquer tipo de direito relacionado ao comportamento sexual das pessoas; III - celebrar qualquer política pública de qualquer comportamento sexual".
Durante Painel na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o parlamentar afirmou que a Parada do Orgulho LGBT+ e eventos do gênero não precisam de verba pública, pois movimentam milhões e têm potencial para atrair o interesse de patrocinadores.
Segundo Zacarias, o projeto não é lgbtfóbico e busca evitar que futuros governadores tenham a "tentação ideológica" de investir milhões em eventos LGBTQIA+ como a Parada do Orgulho.
Em seu Instagram, a deputada estadual Carolina Iara (PSol), se pronunciou sobre o PL proposto por Zacarias. "Vice-líder do governo Tarcísio, na Alesp, quer proibir verba pública para Parada e eventos LGBTIA+. É LGBTfobia! Enquanto nós propomos o PL “Armário Nunca Mais”, que institui política estadual de proteção às LGBTI em São Paulo, a base de Tarcísio propõe o PL do ódio às LGBTIA+! Pode aguardar, meu amor, vai ter resistência! Colocamos 4 milhões nas ruas e podemos colocar muito mais!", escreveu a deputada.
"Criança trans é igual gato vegano"
Na última quarta-feira, 14, durante a primeira reunião da CPI sobre transição de gênero em crianças e adolescentes, Guto Zacarias promoveu discurso transfóbico ao afirmar que crianças trans em processo de transição são como 'gatos veganos'.
Proposta pelo deputado bolsonarista Gil Diniz, a CPI tem o objetivo de investigar 280 acompanhamentos de transição de gênero realizados pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em menores de 18 anos.
“Criança trans é igual a gato vegano: todo mundo sabe que quem está fazendo essa escolha é o pai, uma mãe, um irresponsável que está impondo uma questão ideológica”, afirmou Zacarias, que é membro do Movimento Brasil Livre (MBL).