Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia das mães: 10 séries sobre maternidade LGBTQIAP+

Produções narram as múltiplas possibilidades de maternidade dentro da comunidade

12 mai 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Maternidade LGBTQIA+ está em diversas produções, como a série de terror "Yellojackets"
Maternidade LGBTQIA+ está em diversas produções, como a série de terror "Yellojackets"
Foto: Divulgação/Showtime

Com o passar dos anos, o Dia das Mães passou não só a celebrar a maternidade, mas também a ser uma data de debate sobre o tema com reflexões que passam por questões de gênero, raça e classe. 

Mães solos, cuidadoras, não gestantes, maduras, mulheres lésbicas, bissexuais e trans são algumas das mulheres celebradas na data e o audiovisual também vem avançando, apresentando muitas dessas mulheres em suas narrativas. Por isso, listamos 10 séries que apresentam a pluralidade da maternidade entre as mulheres da comunidade LGBTQIAPN+. 

"Mãe só tem duas"

Foto: Divulgação/Netflix

No maior clima de novela mexicana, a série é protagonizada por Ludwika Paleta, a eterna Maria Joaquina da versão de "Carrossel" dos anos 90, como Ana, uma mulher rica e prática, e Paulina Goto como Mariana, uma jovem bissexual e independente. Na trama, as duas mulheres muito diferentes dão à luz no mesmo dia e depois de terem seus bebês trocados e descobrirem apenas cinco meses depois, passam a viver juntas para não perderem contato com as crianças. 

"Sex Education"

Foto: Divulgação/Netflix

A série sobre jovens em processo de descoberta da sexualidade conta com um dos melhores elencos das produções recentes. Um dos destaques são as mães lésbicas de Jeckson (Kedar Williams-Stirling), vividas por Hannah Waddingham e Sharon Duncan-Brewster, duas mulheres com personalidades distintas e muitas expectativas em relação ao filho 

Manhãs de Setembro

Foto: Divulgação/Amazon

Protagonizada pela cantora e atriz Liniker, a série brasileira é um primor, mostra a relação de uma mulher trans aprendendo a vivenciar a maternidade de um filho pré-adolescente. O elenco conta ainda com a excelente Karine Telles.

The L Word

Foto: Divulgação/Showtime

Uma das séries mais icônicas sobre a comunidade lésbica, "The L Word" abordou várias perspectivas de maternidade ao longo de suas seis temporadas, incluindo questões de inseminação artificial e o impacto de filhos em uma relação de dupla maternidade. 

Friends

Foto: Divulgação/NBC

Uma das séries mais queridas da televisão estadunidense tem um casal de mães lésbicas para chamar de seu. Apesar de coadjuvantes, Carol e Susan são responsáveis por alguns dos momentos mais memoráveis do sitcom. 

Yellowjackets

Foto: Divulgação/Showtime

Nem só de dramas e comédias vive uma mãe lésbica, a prova disso são as personagens Taissa e Simone na séria de terro "Yellowjackets".

Pose

Foto: Divulgação/FX

Uma das maiores lições das três temporadas de "Pose" é que família e mãe a gente também escolhe. Retratando um grupo de jovens marginalizados na Nova Iorque dos anos 80, a série é um lindo retrato sobre acolhimento e a maternidade que vem do afeto. 

Transparent

Foto: Divulgação/Amazon

Apesar da revelação de assédio nos bastidores após sua finalização, a série é uma das mais importantes no retrato da vivência de pessoas trans, em especial por trazer para o público o processo de transição de uma pessoa mais velha e seu relacionamento com seus filhos adultos. 

Grey's Anatomy

Foto: Divulgação/ABC

Uma das mais longevas séries da TV americana tem como um dos temas centrais a maternidade, ou melhor, as múltiplas possibilidades de maternidade, entre elas a de casais LGBTQIAPN+, incluindo a das médicas Callie e Arizona. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade