Dia das mães: 10 séries sobre maternidade LGBTQIAP+
Produções narram as múltiplas possibilidades de maternidade dentro da comunidade
Com o passar dos anos, o Dia das Mães passou não só a celebrar a maternidade, mas também a ser uma data de debate sobre o tema com reflexões que passam por questões de gênero, raça e classe.
Mães solos, cuidadoras, não gestantes, maduras, mulheres lésbicas, bissexuais e trans são algumas das mulheres celebradas na data e o audiovisual também vem avançando, apresentando muitas dessas mulheres em suas narrativas. Por isso, listamos 10 séries que apresentam a pluralidade da maternidade entre as mulheres da comunidade LGBTQIAPN+.
"Mãe só tem duas"
No maior clima de novela mexicana, a série é protagonizada por Ludwika Paleta, a eterna Maria Joaquina da versão de "Carrossel" dos anos 90, como Ana, uma mulher rica e prática, e Paulina Goto como Mariana, uma jovem bissexual e independente. Na trama, as duas mulheres muito diferentes dão à luz no mesmo dia e depois de terem seus bebês trocados e descobrirem apenas cinco meses depois, passam a viver juntas para não perderem contato com as crianças.
"Sex Education"
A série sobre jovens em processo de descoberta da sexualidade conta com um dos melhores elencos das produções recentes. Um dos destaques são as mães lésbicas de Jeckson (Kedar Williams-Stirling), vividas por Hannah Waddingham e Sharon Duncan-Brewster, duas mulheres com personalidades distintas e muitas expectativas em relação ao filho
Manhãs de Setembro
Protagonizada pela cantora e atriz Liniker, a série brasileira é um primor, mostra a relação de uma mulher trans aprendendo a vivenciar a maternidade de um filho pré-adolescente. O elenco conta ainda com a excelente Karine Telles.
The L Word
Uma das séries mais icônicas sobre a comunidade lésbica, "The L Word" abordou várias perspectivas de maternidade ao longo de suas seis temporadas, incluindo questões de inseminação artificial e o impacto de filhos em uma relação de dupla maternidade.
Friends
Uma das séries mais queridas da televisão estadunidense tem um casal de mães lésbicas para chamar de seu. Apesar de coadjuvantes, Carol e Susan são responsáveis por alguns dos momentos mais memoráveis do sitcom.
Yellowjackets
Nem só de dramas e comédias vive uma mãe lésbica, a prova disso são as personagens Taissa e Simone na séria de terro "Yellowjackets".
Pose
Uma das maiores lições das três temporadas de "Pose" é que família e mãe a gente também escolhe. Retratando um grupo de jovens marginalizados na Nova Iorque dos anos 80, a série é um lindo retrato sobre acolhimento e a maternidade que vem do afeto.
Transparent
Apesar da revelação de assédio nos bastidores após sua finalização, a série é uma das mais importantes no retrato da vivência de pessoas trans, em especial por trazer para o público o processo de transição de uma pessoa mais velha e seu relacionamento com seus filhos adultos.
Grey's Anatomy
Uma das mais longevas séries da TV americana tem como um dos temas centrais a maternidade, ou melhor, as múltiplas possibilidades de maternidade, entre elas a de casais LGBTQIAPN+, incluindo a das médicas Callie e Arizona.