Drag queen irá participar do revezamento da tocha olímpica
Artista vai percorrer as ruas de Paris com as chamas antes do início dos jogos
A cerca de três meses do início dos Jogos Olímpicos de Paris, uma drag queen foi anunciada como uma das personalidades que irá participar do revezamento da chama olímpica pela França. Minima Gesté, de 33 anos, é uma artista francesa e percorrerá ruas da capital do país carregando a tocha.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“É oficial, vou carregar a tocha olímpica. Você quer me ver em um uniforme não muito glamouroso enquanto luto para correr de salto alto em Paris?”, perguntou ela ao anunciar a novidade nas redes sociais.
Segundo a AFP, Minima foi escolhida pela Prefeitura de Paris para carregar a tocha olímpica pela cidade e, após o anúncio, a drag sofreu ataques homofóbicos de parte da sociedade francesa. Anne Hidalgo, prefeita de Paris, reafirmou a permanência da artista no revezamento e declarou que a escolha representa valores que a cidade defende.
“Vou repetir: estou orgulhosa, e, sim, uma drag queen vai carregar a tocha e os valores de paz e humanidade", disse Anne.
“Uma das mensagens que quero transmitir é o orgulho da minha comunidade, porque dez anos atrás seria inimaginável ter uma drag queen carregando a tocha", completou a política.
Símbolo das Olimpíadas, a chama é acendida tradicionalmente na Grécia. Para a edição dos jogos deste ano, o fogo foi aceso no último dia 16. O revezamento começa a partir do dia 8 de maio e terá 68 etapas pela França.
Minima Gesté irá carregar a tocha no dia 14 de julho, cerca de dez dias antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas, que ocorre no dia 26 do mesmo mês.