Marcha do Orgulho Trans 2023: tudo sobre o evento
A sexta edição do evento vai acontecer no dia 9 de junho no centro de São Paulo; confira mais informações sobre o movimento
Durante o mês de junho, conhecido como Mês do Orgulho LGBTQIA+, diversos países e cidades do Brasil realizam eventos como forma de comemorar a diversidade e dar espaço para a reivindicação de direitos relacionados à comunidade.
Para além da Parada LGBT, evento que reúne todos aqueles que integram a sigla, outros eventos são realizados como forma de dar visibilidade a grupos específicos e suas reivindicações. Um exemplo disso é a Marcha do Orgulho Trans, realizada sempre na sexta-feira anterior à Parada.
O que é a Marcha do Orgulho Trans?
A Marcha do Orgulho Trans é um evento que reúne pessoas trans e travestis como forma de comemorar suas existências frente às violências de gênero.
Apesar de a transfobia ser crime desde 2019 no Brasil, o país é ainda o que mais mata pessoas não-cisgêneras em todo o mundo pelo 14° ano consecutivo, de acordo com levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).
Nesse sentido, a Marcha do Orgulho Trans passou a ser realizada em 2018 na cidade de São Paulo, não apenas para levar o orgulho às ruas, mas como forma de cobrar avanços ainda necessários em termos de direito e inclusão social.
Marcha Trans 2023
Presencial
Em 2023, o evento presencial da 6ª edição da Marcha do Orgulho Trans acontece no dia 9 de junho, das 11 às 21 horas, no Largo do Arouche, na cidade de São Paulo.
Online
Neste ano, a Marcha do Orgulho também será transmitida pelo Facebook e Youtube. Além disso, durante os dias 3 a 30 de junho, a organização do evento também irá transmitir debates e mesas sobre temas que impactam a comunidade LGBTQIA+. Os horários ainda não foram divulgados.
Convidados
Até o momento, 29 artistas, ativistas, pesquisadores e políticos relacionados à causa trans estão confirmados no evento. Dentre eles, as deputadas Erika Hilton (PSOL) e Erica Malunguinho (PSOL) e artistas como Irmãs de Pau, MC Xuxú, Julie Rios, Lumma e Jasper Okan.
Marcha do Orgulho Trans 2022
No ano passado, o evento também contou com a participação de grandes nomes como Erika Hilton e Érica Malunguinho. Além disso, a mobilização teve participação das rappers Bixarte e Danny Bond, a dupla Irmãs de Pau, DJ Joseph e a multiartista Majur.
Assim como em 2023, o evento foi presidido pela Feira Trans, cujo foco principal é a empregabilidade de pessoas trans. Na edição anterior, a atriz, artista e pensadora americana Angelica Ross, por exemplo, falou sobre Transgêneros e inclusão no universo da tecnologia.