Novo filme do Homem-Aranha é proibido nos Emirados por bandeira trans
Cerca de doze países pertencentes aos Emirados Árabes Unidos censuraram a exibição do filme
Mesmo após o anúncio do fim da censura para filmes estrangeiros, em 2021, os Emirados Árabes Unidos voltaram a regular filmes estrangeiros.
O novo filme 'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso' está proibido em cerca de 12 países por conta de um pôster com mensagem pró-trans que aparece rapidamente em uma das cenas. As informações foram confirmadas pela AP News.
Com as cores rosa, azul e branco, a bandeira trans retratada no pôster traz o recado, em inglês, 'Proteja as crianças trans'. Na última terça-feira, 13, a conta oficial no Twitter do Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos veiculou uma mensagem com a divulgação do filme afirmando que:
"Preocupados com a segurança do conteúdo exibido nos cinemas e nossa responsabilidade para com os espectadores, gostaríamos de salientar que não permitiremos ou licenciaremos nenhum filme que contrarie os controles de conteúdo em vigor no sistema de mídia audiovisual e seus regulamentos de implementação, a menos que as empresas de produção se comprometam a implementar as alterações necessárias."
من حرصنا على سلامة المحتوى المعروض في صالات السينما، ومسؤوليتنا تجاه المشاهدين، نود التنويه بأننا لن نقوم بفسح وإجازة أي فيلم يتعارض مع ضوابط المحتوى المعمول بها في نظام الإعلام #المرئي_والمسموع ولائحته التنفيذية، ما لم تلتزم شركات الإنتاج بتنفيذ التعديلات المطلوبة. https://t.co/BVCBvN9SHV
— السينما السعودية (@alcinema_sa) June 13, 2023
A distribuidora VOX Cinema confirmou na última sexta-feira, 16, que o filme não será lançado nos Emirados.
A estreia estava prevista para o fim do mês de junho.