Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Psicólogos voluntários atendem público com sessões de escuta ativa na Parada LGBT+

Iniciativa promove sessões gratuitas de escuta ativa voltada para população em situação de vulnerabilidade

2 jun 2024 - 12h44
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Psicólogos voluntários fazem atendimentos na Parada LGBT+ em São Paulo
Psicólogos voluntários fazem atendimentos na Parada LGBT+ em São Paulo
Foto: Alex Jorge/Terra

Uma ação voltada para a promoção da saúde mental marca presença na Parada LGBT+ de São Paulo neste domingo, 2. Psicólogos voluntários da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Bem do Estar realizam o projeto Estar na Escuta, que busca praticar a escuta ativa para pessoas LGBTQIAPN+.

  • O Terra é o veículo oficial da Parada SP, que tem cobertura patrocinada por Vivo, Amstel e L'Oreal

Valéria Barcellos, uma das responsáveis pela transmissão do Terra da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, conversou com a cantora Pabllo Vittar antes de sua apresentação no trio da Vivo. 

O porta-voz do grupo de psicólogos explica que a ONG trabalha com a promoção de saúde mental em vários pontos da capital paulista, e que, neste domingo, a ação será voltada especificamente para o público da Parada, com voluntários que farão sessões de até 50 minutos de escuta ativa. Para a ação da Parada LGBT+, são 10 psicólogos voluntários, além de cinco pessoas apoiando o trabalho com os atendimentos.

"A gente trabalha com a saúde mental em todo o espectro possível. Hoje a gente está fazendo essa atividade pontual no dia da Parada, mas o Estar na Escuta acontece em outros pontos da cidade. Então a gente faz no Minhocão, a gente faz na Praça Roosevelt, e  esse é o primeiro que a gente faz um recorte, que a gente observa um público específico, numa data que é um dia importante no calendário da cidade", diz.

Outros públicos atendidos pela ONG incluem pessoas em estado de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, pessoas "pós-balada", moradores do Centro de São Paulo, e mais. "São pessoas que têm uma certa característica de solidão, de morar sozinho. Geralmente são pessoas que vêm de outros lugares, então a gente também olha para isso e tenta acolher esse público nas ações."

O projeto Estar na Escuta, do Instituto Bem do Estar, nasceu entre 2017 e 2018, após as duas fundadoras passarem por um episódio de estafa de trabalho e depressão. Foi então que elas decidiram empreender no terceiro setor e ajudar outras pessoas a superarem o burnout, depressão e ansiedade. A ideia é promover a saúde mental em todos os aspectos, e promover a cura.

Os interessados no projeto podem encontrar o Instituto Bem do Estar nas redes sociais Instagram, Facebook e TikTok, além do site oficial.

Terra transmite Parada SP dia 2; veja atrações Terra transmite Parada SP dia 2; veja atrações

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade