Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio ganha primeiro centro de referência de arte e cultura LGBTQIAPN+

Para inauguração, casa recebe a mostra DiferENTRE, que reúne trabalhos de 32 artistas

10 mai 2024 - 22h15
(atualizado às 23h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Rio ganha primeiro centro de referência de arte e cultura LGBTQIA+. A QUEERIOCA
Rio ganha primeiro centro de referência de arte e cultura LGBTQIA+. A QUEERIOCA
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil / Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro ganhou no último sábado, dia 27, um centro cultural voltado para a produção artística LGBTQIAPN+. Trata-se da QueeRIOca, primeiro centro de referência de arte e cultura da comunidade no Brasil.

O projeto nasceu durante a pandemia da covid-19, idealizado pela atriz e fundadora da companhia de teatro Os dezequilibrados, Cristina Flores e sua esposa, a roteirista, escritora, compositora e atriz Laura Castro. 

Antes da pandemia, as duas tinham aberto um espaço chamado Jardim, no terraço da casa onde moravam. Mas com a pandemia, fechou.

Mas como as duas estavam muito conectadas com a comunidade LGBTQIAPN+ e, também, pensando como poderiam fazer arte e cultura e se conectar com as pessoas, começaram a desenvolver a QueeRIOca como algo que pudessem fazer ainda em casa, com segurança, como uma residência artística, para chamar alguns artistas para trocarem experiências em vídeos, podcasts e ao mesmo tempo receberem pessoas. 

Quem é o namorado do filho do Popó Quem é o namorado do filho do Popó

O projeto chegou a ser inscrito no primeiro edital Foca - Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio, e ficou em segundo lugar, o que não permitiu fomento para o seu desenvolvimento.

Com o final da pandemia, a prefeitura lançou o Projeto Reviver Cultural Centro. “Aí, a gente repensou a QueeRIOca para acontecer em um espaço público, no centro do Rio de Janeiro, em um casarão histórico, mas com o conceito de, para residências artísticas e trocas nesse sentido”, explicou Laura. 

Para a inauguração, a casa recebe a mostra DiferENTRE, que reúne trabalhos de 32 artistas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade